Livros

COMPORTAMENTO MECÂNICO DO SOLO EM OPERAÇÕES AGRÍCOLAS

Walter Francisco Molina Jr.

Este livro tem como finalidade discutir o comportamento mecânico do solo agrícola, mediante compilação de conhecimentos obtidos de publicações especializadas das engenharias civil, de solos, agrícola e agronômica. Seu objetivo é fornecer subsídios a estudantes e profissionais do setor de ciências agrárias para auxílio na solução de problemas básicos relacionados ao cultivo e à tração, nas atividades produtivas. A primeira parte procura relativizar no tempo a atividade agropecuária, o período de existência do homem moderno e sua consequência na história do planeta, recorda os principais fatores que influenciam a fertilidade dos solos agrícolas e busca definir, de acordo com os conhecimentos de engenharia de solos, as bases gerais do seu comportamento mecânico com maiores interesses para a agricultura. A segunda parte estuda o comportamento do solo como um corpo rígido e sua resposta à mobilização pelas ferramentas, assim como sua capacidade de suporte quando submetido a tensões pelos dispositivos de rodados das máquinas que transitam e desenvolvem tração na sua superfície. Ano 2017.

LInk DOI : http://dx.doi.org/10.11606/9788592238407


RECURSOS ENERGÉTICOS E AMBIENTE

Walter Francisco Molina Junior, Thiago Libório Romanelli.

Nesta obra, o tema energia é tratado como um recurso essencial, mas que demanda alterações profundas do meio em que se desenrolam os fenômenos biológicos e sociais. Nesse sentido, os autores elencam, com base em informações atuais, alternativas consistentes aos meios de geração utilizados atualmente, além de aprofundarem os recursos energéticos mais promissores da atualidade. Editora InterSaberes. 1ª Edição - 320 páginas. ISBN: 9788544301449. Ano 2015.


PROCESSOS AGRÍCOLAS E MECANIZAÇÃO DA CANA-DE-AÇUCAR

Guilherme de Castro Belardo, Marcelo Tufaile Cassia, Rouverson Pereira da Silva.

Publicado pela Editora SBEA, este livro representa, segundo os autores, as inúmeras conversas com professores, pesquisadores e profissionais que atuam nas atividades agrícolas relacionadas ao setor sucroenergéticos. Os capítulos contam com a participação de vários docentes da ESALQ: Evolução da Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo (Carlos Eduardo F. Vian, Rodrigo P. da Silva, Luis Gustavo Baricelo, Bruno Pissinato); Manejo dos Solos na Cana-de-Açúcar como Subsídio à Mecanização (Jairo A. Mazza); Controle do Escoamento Superficial Difuso de Água (Gerd Sparovek, Rodrigo F. Maule); Manejo Nutricional da Cultura da Cana-de-Açúcar (Godofredo C. Vitti, Rafael Otto, Luís Renato P. Ferreira); Espaçamentos para a Cultura da Cana-de-Açúcar (Marcos S. Bernardes, Guilherme de C. Belardo); Manejo da Cultura de Cana-de-Açúcar (Edgar Beauclair, Tiago Tezotto, Carlos R. Manocchio Júnior); Desempenho de Colhedoras de Cana (Guilherme de C Belardo, Thomaz Caetano C Ripoli - in memorian); Aspectos Relevantes e Uso de Modelagem para o CTT (Marcos Milan, João Henrique M. Rosa); Uso de AP na Produção de Cana-de-Açúcar (José Paulo Molin); Manejo de Palha para Utilização como Matéria Prima de Cogeração (Luiz Carlos Dalben, Thiago L. Romanelli). Ano: 2015.


DRENAGEM AGRÍCOLA

Sérgio Nascimento Duarte, Ênio Farias de França e Silva, Jarbas Honório de Miranda, José Francismar de Medeiros, Raimundo Nonato Távora Costa, Hans Raj Gheyi.

De acordo com os autores, trata-se de uma grande demanda da Engenharia Agrícola no Brasil, visto que livros didáticos e específicos para Drenagem Agrícola datam dos anos 1980. "O objetivo do livro é servir de literatura básica para disciplinas de drenagem agrícola para alunos de graduação e pós-graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental e Agronomia". O livro foi financiado pelo INCTSal : Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade. Ano 2015.


AGRICULTURA DE PRECISÃO

José Paulo Molin, Lucas Rios do Amaral, André Freitas Colaço

É um livro texto que aborda os aspectos conceituais, mais do que simplesmente as tecnologias envolvidas, que muitas vezes têm demonstrado serem efêmeras. Não há a pretensão de esgotar o assunto, mas espera-se que o texto sirva de suporte para estudantes e profissionais que desejam se aprofundar no tema. Ano 2015.


MICROIRRIGAÇÃO GOTEJAMENTO E MICROASPERSÃO

José Antonio Frizzone, Paulo Sérgio Lourenço de Freitas, Roberto Rezende, Manoel Alves de Faria.

Considerado inédito no assunto, a obra, que está sendo distribuída em diversas bibliotecas e institutos de pesquisa pelo Brasil, é fruto da experiência adquirida pelos seus autores no ensino e na prática acadêmica e profissional da técnica da irrigação. É destinada não apenas aos estudantes que iniciam no aprendizado dos sistemas de microirrigação, mas a todos os profissionais que desejam ou precisam adquirir conhecimentos sobre a técnica da microirrigação, tanto no que se refere ao planejamento de sistemas assim como na elaboração de projetos e até mesmo na montagem de sistemas no campo. Editora da UEM (Eduem) - Ano: 2013. 


NOÇÕES SOBRE TÉCNICAS DE PESQUISA E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

Tomaz Caetano Cannavam Ripoli, Marco Lorenzzo Cunali Ripoli.

1ª Edição - 229 páginas, em formato A4- Ano 2011 - ISBN: 978-85-904440-6-0. Piracicaba. Edição dos autores. Ano: 2011.


IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO

José Antonio Frizzone, Roberto Rezende, Paulo Sérgio Lourenço de Freitas.

A obra é resultado da experiência de três professores da área de Agronomia. Dois são da UEM, Roberto Rezende e Paulo Sérgio Lourenço de Freitas; e José Antonio Frizzone, da universidade de São Paulo (USP/Esalq), de Piracicaba. Segundo Freitas, a experiência registrada nas páginas do livro foi adquirida na prática acadêmica e profissional da irrigação. Rezende lembra que o conteúdo destina-se não apenas aos estudantes que iniciam o aprendizado na área, mas a todas as pessoas que desejam ou precisam adquirir conhecimentos básicos sobre o tema. “Tanto no que se refere ao planejamento de sistemas assim como na elaboração de projetos e na montagem de sistemas no campo”, conclui. Frizzone e Rezende são doutores em Agronomia pela Esalq. Freitas é doutor em Recursos Hídricos pela Universidade de Viçosa (MG). 1ª Edição - Maringá: Eduem, 271 p - Ano 2011.


MÁQUINAS AGRÍCOLAS: NOÇÕES BÁSICAS

Tomaz Caetano Cannavam Ripoli, Marco Lorenzzo Cunali Ripoli, Walter Francisco Molina Júnior.

Edição do governo da República de Angola, Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca - Escola de Mecânica Agrícola e IBT Trading - 1ª Edição - Piracicaba - 201 páginas, em formato A5 - Ano 2010.


BIOMASSA DE CANA-DE-ACÚCAR: COLHEITA, ENERGIA E AMBIENTE

Tomaz Caetano Cannavam Ripoli, Marco Lorenzzo Cunali Ripoli.

O livro apresenta o atual estágio de desenvolvimento de sistemas de colheita da biomassa canavieira, sua caracterização e as eventuais conseqüências ao ambiente, além de oferecer considerações a respeito de sistemas de plantio e propostas metodológicas para ensaios padronizados de máquinas utilizadas em sistemas de colheita de cana-de-açúcar e de seu palhiço. Estará à venda na Esalq, Unesp (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e livrarias privadas".  No. de pág: 333 - Formato: 21 x 27,5cm - Brochura - 2ª Edição Ampliada - Ano 2009.


Páginas