Grupos de Pesquisa

AGMFACIL - Grupo de Pesquisas em Agrometeorologia

Telefone: +55 (19) 34294283 r 218 Fax: +55 (19) 34294439 r 4439

Agrometeorologia Fácil é a página web do Grupo de Pesquisas em Agrometeorologia da ESALQ/USP, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Cesar Sentelhas, formado por pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado, tendo a finalidade de fornecer informações sobre as atividades de pesquisa e extensão realizadas. O objetivo principal desta iniciativa é divulgar a Agrometeorologia como ciência de grande importância para o dia-a-dia dos profissionais do setor agrícola, sejam eles estudantes, produtores, extensionistas, consultores, pesquisadores, gestores ou mesmo curiosos, proporcionando a eles a possibilidade de aprofundarem seus conhecimentos nessa área e abrir um canal de comunicação com o grupo de pesquisadores do Agrometeorologia Fácil.
AGMFACIL WEBSITE


AGRIMET - Grupo de Pesquisa e Extensão em Meteorologia dos Cultivos Agrícolas

Telefone: +55 19 34478506 r 8506 Fax: +55 19 34478506 r 8506

Realizar estudos sobre o impacto do tempo e do clima em culturas agrícolas, e avaliar sistemas e técnicas de produção que contribuam para o avanço no conhecimento, aumento da produtividade e da sustentabilidade da agricultura no Brasil


GEPEB - Grupo de Extensão e Pesquisa em Energia e Biossistemas

Telefone: +55 (19) 3447-8523

Propiciar conhecimento sobre o manejo de sistemas de produção dando subsídios para a avaliação incorporação material, a análise de fluxos de emergia, a análise de ciclo de vida e o uso de recursos naturais, visando o questionamento sobre a sustentabilidade desses sistemas.


GEPEMA - Grupo de Experimentação e Modelagem Agrícola

Telefone: +55 (19) 34294100 r 4100

Conduz experimentos para coleta de dados fisiológicos e físicos de culturas agrícolas tropicais que permitam aprimorar e adaptar modelos de simulação dessas plantas de interesse agronômico; desenvolvimento de programas computacionais com base nos dados experimentais que permitam simular o crescimento e desenvolvimento de certas espécies de plantas agricultáveis e aplica-se modelos destas em estudos que contribuam para o avanço no conhecimento, aumento da produtividade e da sustentabilidade do agronegócio brasileiro. 
GEPEMA WEBSITE

 


GEPIBE - Grupo de Extensão e Pesquisa Integrada em Biomassa e Energia

Telefone: +55 (19) 3447-8542

Este grupo tem por objetivo atuar em atividades de extensão e pesquisas relacionadas às implicações técnicas, econômicas e ambientais da produção de bioenergia e biocombustíveis de primeira e segunda gerações a partir de uma ampla variedade de matérias-primas (biomassa) com ênfase maior em cana-de-açúcar. Os recentes aumentos nas áreas de produção de culturas agrícolas (milho, cana-de-açúcar e outras) para fins de biocombustíveis de primeira geração têm gerado preocupações crescentes sobre possíveis conflitos com o abastecimento de alimentos e proteção do solo e da água, bem como a emissão de gases de efeito estufa; isto faz aumentar o senso de urgência de governantes, empresários e pesquisadores em torno do desenvolvimento de biocombustíveis produzidos a partir de biomassa não alimentar, denominados de biocombustíveis de segunda geração. 


GEPTA - Grupo de Extensão em Tecnologia de Aplicação

Telefone: +55 (19) 34478522

O grupo é composto de graduandos e pós-graduandos do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" Universidade de São Paulo. Atua em diversas áreas de pesquisas e desenvolvimento em tecnologias de aplicação, gerando conhecimento científico responsável empregando técnica de sustentabilidade por meio de projetos e parcerias que integram os avanços tecnológicos à realidade do setor agrícola. 


GEPURA - Grupo de Estudo e Práticas do Uso Racional da Água

Telefone: +55 (19) 3429-4074
Outros docentes:

GEPURA surgiu a partir das primeiras ações para construção do Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus “Luiz de Queiroz” da USP, essas atividades tinham o propósito de discutir e propor ações para solucionar problemas socioambientais existentes no campus. Nesse contexto foram criados no Campus Grupos de Trabalhos (GTs) sobre diversas temáticas, do GT Água, foi criado o GEPURA, que teve sua formação efetivada e institucionalizada no Conselho do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB/ESALQ/USP), e no Conselho do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), sendo aprovado como um grupo inter-unidades no ano de 2007, conforme previsto na Comissão de Cultura e Extensão da USP.
GEPURA WEBSITE


GMAP - Grupo de Mecanização e Agricultura de Precisão

Telefone: +55 (19) 34294165 / 34478514

O gMAP (Grupo de Mecanização e Agricultura de Precisão) é coordenado pelo Prof. Dr. José Paulo Molin e formado por graduandos e pós graduandos do Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ-USP. O grupo participa de pesquisas nas áreas de mecanização e agricultura de precisão visando o desenvolvimento, aperfeiçoamento e avaliação de técnicas e equipamentos. O grupo também realiza eventos para a difusão de conhecimento como a “Oficina de Aplicação de GPS de Navegação na Agricultura”, Workshops, a prática da extensão junto com produtores rurais e a exposição dos trabalhos em feiras e eventos técnico-científicos.
GMAP WEBSITE

 


GPEAS - Grupo de Práticas e Estudos em Água e Solo

O GPEAS - Grupo de práticas e estudos em água e solo, foi criado em 2005, com o objetivo desenvolver atividades que atendam a profissionais que atuam nas áreas de manejo da quantidade de água a ser aplicada em irrigação, aplicação de modelos computacionais voltados para a dinâmica da água e solutos no solo, análise física do ambiente agrícola e elaboração e montagem de cursos de capacitação e palestras (simpósios). As áreas de atuação do grupo envolvem o manejo da quantidade de água a ser aplicada às culturas: estimativa da umidade do solo, utilização e aplicação de tensiômetros, extratores de solução e controle da salinidade em ambientes protegidos; aplicação de modelos computacionais capazes de prever a dinâmica da água e de solutos no solo, no sentido de elucidar questões de aspectos financeiros e possibilidade de impactos ambientais, bem como, o monitoramento de aplicação de nutrientes no solo, e implantação de sistemas e projetos de drenagem, mediante a simulação computacional da produtividade das culturas diante das mais diversas situações de clima, solo e planta; avaliar efeitos de variáveis climáticas sobre cultivos em ambientes protegidos.
GPEAS WEBSITE


GPID - Grupo de Práticas em Irrigação e Drenagem

O Grupo de Práticas em Irrigação e Drenagem - GPID é um grupo de estágio voluntário vinculado ao Departamento de Engenharia de Biossistemas - ESALQ - USP. Este grupo foi formado em 1994 e desde então vem executando atividades práticas, projetos de pesquisa e extensão na gestão de recursos hídricos notadamente na área de irrigação e drenagem.
GPID WEBSITE


NUPEA - Núcleo de Pesquisa em Ambiência

Telefone: +55 (19) 34478563 r 8563 Fax: +55 (19) 34226675 r 6675
Apoio de funcionário:

O NUPEA surgiu de um grupo de pesquisa criado em 1991. Atualmente, em função do aumento da massa crítica e das atividades desenvolvidas, transformou-se em um Núcleo de Pesquisa, atuando nas áreas de ambiência para a produção animal e para a produção vegetal, aproveitamento de resíduos agroindustriais, qualidade de água e legislação ambiental. É constituído por docentes, pesquisadores, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos, alunos de iniciação científica e estagiários de diferentes áreas.
NUPEA WEBSITE


PANgea - Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental

Telefone: +55 19 34478523 - ramal 8523

A misssão do PANgea é buscar constante aprendizado de seus membros consolidando conceitos de sustentabilidade para atuação profissional e benefício da sociedade. Provê condições para o alcance de credibilidade por meio da sistematização de processos visando a preservação ambiental, em harmonia com os princípios que regem a ESALQ. Ser reconhecido como um grupo de referência em consultoria para adequação e certificação ambiental de organizações, buscando elaborar as ferramentas cabíveis a implantação de Sistemas de Gestão Ambiental. O grupo preza pela ética ambiental e sustentabilidade dos sistemas produtivos, através do trabalho em equipe. Valorizando sempre responsabilidade e comprometimento dos seus membros. Os objetivos são:
· Oferecer aos alunos de Gestão Ambiental da ESALQ um contato direto e real com sistemas de Gestão Ambiental através de treinamentos, visitas técnicas e grupos de estudo.
· Criar uma experiência de integração entre alunos, funcionários, dirigentes e professores da USP trazendo-os para a prática daquilo que é ensinado pela Universidade.
· Criar as condições necessárias para que alunos do curso de Gestão Ambiental da USP do campus de Piracicaba possam exercitar-se como consultores e auditores ambientais.
· Promover a discussão e ações visando à melhoria ambiental não só no campus da ESALQ como em qualquer ambiente de trabalho.
PANgea WEBSITE


TOPOGEO - Grupo de Pesquisa e Extensão em Topografia e Geoprocessamento

O principal objetivo do grupo é a pesquisa e a extensão utilizando ferramentas de Topografia e Geoprocessamento (Sensoriamento Remoto, Sistemas de Posicionamento por Satélite e Sistemas de Informação Geográfica) na área de ciências agrárias e ambientais. As atividades de pesquisa e extensão do grupo buscam contribuir para o desenvolvimento agrícola do país, tendo como foco o desenvolvimento de uma agricultura sustentável que maiores produtividades redução de impactos ambientais.
TOPOGEO WEBSITE