Bem-vindo ao website do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (LEB - ESALQ - USP). Nossa página apresenta informações do departamento incluindo currículos, atividades desempenhadas pelos docentes, estudantes e não-docentes, carreiras, programas de pesquisas e instalações.
Engenharia de Biossistemas é a aplicação da ciência, matemática e engenharia para a agricultura, sistemas de produção, recursos naturais, ambiente e sistemas biológicos relacionados. Entre os programas desenvolvidos no departamento destaca-se o de Proteção Ambiental com uma interface biológica entre plantas, animais e solo, promovendo um entendimento do ambiente, das máquinas, mecanismos, processos e estruturas taxonômicos.
O Departamento contribui com a criação e administração de sistemas agrícolas e biológicos, com ênfase aos estudos dos processos biológicos e sistemas de Produção de biomassa com Energia Renovável, Agricultura de Precisão e Informação Agrícola e Administração de Biossistemas, Segurança Agrícola, Padrões Ambientais, Solo e Recursos Hídricos, Estruturas e Instalações para Sistemas Vivos e Controle Ambiental em recinto fechado. Os docentes gerenciam pesquisas nas áreas principais da engenharia de biossistemas incluindo: hidráulica, topografia, máquinas e construções rurais e física e meteorologia. São eles os responsáveis pelo oferecimento de disciplinas nos cursos de graduação da Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental e Ciências Biológicas. Cursos com enfoques a projetos relacionados à Hidráulica, Hidrologia, Drenagem, Irrigação, Mecanização e Máquinas Agrícolas, Topografia, Geoprocessamento e Fotointerpretação, Construções Rurais e Ambiência e Física e Meteorologia.
O LEB tem desenvolvido atividades significativas no domínio da pesquisa aplicada, utilizando recursos financeiros gerados por auxílios de pesquisas proporcionados por agências financiadoras (FAPESP, EMBRAPA, CNPq, CAPES, FINEP), por convênios com empresas privadas e públicas e por fundos próprios da USP/ESALQ e FEALQ. Os resultados das pesquisas são veiculados através de relatórios, trabalhos em congressos e trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais e em muitos casos dando origem à informação inédita, gerando novas metodologias e técnicas de trabalho. Este departamento tem uma produção científica significante e seu conteúdo corresponde ao estado da arte, demonstrando atualização orientada por problemas concretos de engenharia rural no país. A política do LEB em termos de extensão está concentrada em cursos de Atualização para agricultores e atendimento de prestação de serviços a empresas privadas nas áreas de irrigação e mecanização. Em termos de consultoria, face ao grande envolvimento dos professores em aulas e orientação, as diferentes áreas do LEB trabalham juntamente com alunos de Graduação e Pós-Graduação para diagnosticar problemas no campo. Com este procedimento, existe um processo de extensão e aprendizado simultaneamente.
Na Pós-Graduação o LEB oferece o Programa de Pós Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas (Mestrado e Doutorado).