Laboratórios

Este laboratório foi criado em 2008, com o objetivo de oferecer infraestrutura e ambiente de trabalho para as atividades e projetos relacionados ao tema da variabilidade espacial das lavouras e das tecnologias associadas, dentro do enfoque das disciplinas do Departamento de Engenharia de Biossistemas.

 

Telefone:
+55 (19) 34478563
Fax:
+55 (19) 34226675
Docente com atividade em conjunto:
Apoio de funcionário:

Diretamente ligado ao NUPEA: Núcleo de Pesquisa em Ambiência, este laboratório atua nas áreas de ambiência para a produção animal e para a produção vegetal, aproveitamento de resíduos agroindustriais, qualidade de água e legislação ambiental. No setor produtivo, avalia as características térmicas de instalações, sistemas de produção, materiais em fase de lançamento no mercado, visando a melhoria do bem-estar e conforto térmico nos diferentes ambientes.

Telefone:
+55 (19) 34294123 ou 34294283 r 209
Docente com atividade em conjunto:

Este laboratório faz determinações relacionadas à retenção e transmissão da água no solo. Para isso utiliza Câmaras de Pressão com Placa Porosa, Funis de Placa Porosa e Caixa de Areia para a elaboração de curvas de retenção da água em amostras de solo com estrutura indeformada. No campo são utilizados tensiômetros, sonda de nêutrons e outros equipamentos de medida do conteúdo de água no solo em estudos hidrodinâmicos.

 Os objetivos do laboratório de hidráulica são didáticos. As aulas práticas das disciplinas de hidráulica são desenvolvidas neste laboratório para transmitir conhecimentos aos alunos sobre as características funcionais dos diferentes sistemas e seus componentes. As pesquisas desenvolvidas pelos alunos de graduação e pós-graduação também recebem suporte deste laboratório.

Utilizando-se de vários equipamentos na área de instrumentação eletrônica, este laboratório presta serviços principalmente no desenvolvimento e implementação de sistemas eletrônicos que são empregados nas pesquisas realizadas no departamento.

Os objetivos do laboratório de Irrigação são didáticos. As aulas práticas das disciplinas de hidráulica são desenvolvidas neste laboratório para transmitir conhecimentos aos alunos sobre as características funcionais dos diferentes sistemas e seus componentes. As pesquisas desenvolvidas pelos alunos de graduação e pós-graduação também recebem suporte deste laboratório.

Este laboratório está diretamente ligado ao Posto Meteorológico localizado nas dependências do Departamento de Engenharia de Biossistemas. Tem seus serviços relacionados com a recuperação dos dados coletados no posto, calibrações dos instrumentos e sensores, e fornecimento de boletins meteorológicos.

Este laboratório realiza análises na área de Física de Solos, oferecendo aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação toda a infra-estrutura para o desenvolvimento de pesquisas, aulas práticas e aulas teóricas de física do solo voltadas principalmente às áreas de Irrigação e Drenagem.

Telefone:
+55 (19) 34478531 r 8531

Este laboratório utiliza técnicas de Topografia, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Sistemas Globais de Posicionamento e Navegação por Satélites (GNSS) e a Cartografia Digital. Oferece aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação toda a infra-estrutura para o desenvolvimento de pesquisas, aulas práticas e aulas teóricas na área de Topografia e Geoprocessamento.

O Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo, montou um laboratório para avaliação de sistemas para aplicação de produtos fitossanitários (LASAPF) através de um projeto financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).Esse laboratório possui uma área de 500 metros quadrados, sendo aproximadamente metade coberta e fechada e o restante apenas coberta.

A OAP é uma estrutura de apoio e não um laboratório. Esta oficina dedica-se à produção, construção e adaptação de utensílios, dispositivos, máquinas e equipamentos para uso na realização de pesquisas prioritariamente dentro do Departamento de Engenharia de Biossistemas.