Sistema TempoCampo é desenvolvido para celular

 
O Sistema TempoCampo – ESALQ, lançado em agosto pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), desenvolveu um aplicativo de celular, o TempoCampo. O software tem a mesma função do sistema do computador, com boletins já divulgados e novos boletins, sobre como a cultura da cana-de-açúcar se desenvolve em relação à parte climática. Além da cana, o aplicativo, que ainda está em fase de desenvolvimento, trará os campos já direcionados à cultura da soja e do milho.
 
O Sistema TempoCampo é um produto de diversos projetos de pesquisa na área de modelagem agrícola e agrometeorologia da ESALQ. Essa ferramenta visa quantificar o clima em termos de produção agrícola, trazendo um indicativo ao agricultor no sentido averiguar se o clima está auxiliando ou penalizando a produção. O objetivo do aplicativo é de apoiar a tomada de decisão do agronegócio brasileiro, oferecendo projeções futuras de produtividade das culturas de cana-de-açúcar, milho e soja para as principais regiões produtoras do Brasil.
 
Segundo Felipe Gustavo Pilau, do Departamento de Engenharia de Biossistemas, ele e o professor Fabio Ricardo Marin, coordenador do projeto e percursor da ferramenta, partiram da ideia de que o agricultor tivesse mais acesso se esse Sistema estivesse no celular, não apenas no computador. “Hoje, disponibilizamos no Google Play a versão do TempoCampo para celular. Dentro do aplicativo você encontra informações sobre a cultura da cana e como está seu desenvolvimento em relação a parte climática. Além disso, lá existem campos já direcionados à soja e milho”, disse Pilau.
 
Felipe conta que, a partir do momento que o Sistema TempoCampo foi ao ar, no site, eles tiveram um feedback positivo de produtores, usinas e interessados em conhecer o Sistema. O retorno foi tão grande que muitas pessoas buscaram e quiseram saber se o aplicativo criado poderia trazer as mesmas informações para laranja, café, soja, milho, e se dava para transformar o produto para demais culturas. “Isso foi motivador, pois vimos que o sistema teve uma repercussão muito grande”, conta o professor.
 
No Departamento de Engenharia de Biossistemas, os professores trabalham com a questão de modelagem. A agrometeorologia usa informações meteorológicas que servem para estimar como está a produção agrícola e como a planta está no campo, se ela está sendo favorecida ou prejudicada pelos elementos meteorológicos. 
 
Para mais informações, acesse: Sistema TempoCampo
 
Texto: Caio Nogueira
Revisão: Alicia Nascimento Aguiar
Fonte: Site de Notícias da ESALQ/USP
Dezembro 7, 2016
Aplicativo traz informações da cultura de cana-de-açúcar, milho e soja (Foto: Gerhard Waller)