Prof. Paulo Sentelhas do LEB profere palestra no Encontro do Comitê Brasileiro de Workshop da SAI Platform

A Cooperativa Agrária sedia nesta terça-feira, 13, o Encontro do Comitê Brasileiro e Workshop da SAI Platform. O evento, que se estende até esta quarta-feira, 14, conta com a presença de aproximadamente 40 pessoas de diversas empresas, dispostas a discutir iniciativas para a sustentabilidade na agricultura, com foco na realidade brasileira.

Os representantes foram recepcionados na noite de segunda-feira, 12, pelo presidente da Agrária, Jorge Karl. Em seguida, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer o Museu Histórico de Entre Rios.

A programação do workshop teve início nesta terça, por volta das 8h, com café e cadastramento dos presentes. Em seguida, o representante da empresa Nestlé, Olivier Marchand, abriu os trabalhos e descreveu os principais objetivos inerentes ao Comitê Brasileiro e o modo de trabalho pretendido.

Na primeira palestra do dia, o professor doutor da ESALQ/USP Paulo Sentelhas trouxe o tema: “Importância das informações agrometeorlógicas para a sustentabilidade da agricultura brasileira”. Desafios relacionados à segurança alimentar e energética, a importância das informações agrometeorlógicas e a variabilidade climática estão entre os assuntos abordados pelo palestrante.

O gerente da Agrária Farinhas e Agrária Nutrição Animal, Jeferson Caus, contextualizará os presentes a respeito do Programa Agrária de Certificação Rural (PACR), desenvolvido na Cooperativa há vários anos. Uma visita à FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), com olhar sustentável, fecha a programação da manhã.

À tarde estão previstas visitas a duas propriedades de cooperados, a fim de apresentar boas práticas já implementadas. Após o jantar, os participantes descansam para a programação desta quarta-feira, 14, com início às 8h, quando serão debatidos desafios, oportunidades e o modus operandi do Comitê Brasileiro da SAI Platform. O encerramento está previsto para após o almoço de quarta-feira.

A SAI Platform é uma das maiores iniciativas mundiais de sustentabilidade na agricultura e integra mais de 60 companhias, entre elas a Agrária, que é a segunda a receber o encontro. No começo do ano, a Nestlé havia sediado o evento.

Fonte: Site da agraria - Notícias

Setembro 13, 2016
Professor doutor da ESALQ/USP Paulo Sentelhas aborda a importância das informações agrometeorlógicas para a sustentabilidade da agricultura brasileira