Prof. Dr. Iran Oliveira, do LEB, é um dos integrantes do grupo de estudos criado pelo MAPA para discussão do setor produtivo de ovos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) pretende lançar uma cartilha para o setor produtivo de ovos, tendo como base o tema: "Bem-estar animal de poedeiras não significa tirar a galinha da gaiola".

Para isso o orgão criou o grupo de estudos com os pesquisadores Paulo de Abreu e Helenice Mazzuco, da Embrapa Suínos e Aves, e o Professor Iran Oliveira, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Ambiência (NUPEA) do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB-ESALQ-USP).

Este evento acontecerá no dia 20 de março, no espaço que a Associação Paulista de Avicultura (APA) abriu para a 16ª edição de seu Congresso de Ovos, que acontece em Ribeirão Preto, SP até o dia 22 de março de 2018.

Segundo o website do XVI Congresso APA, esta união de forças resultou na organização de um Pré Congresso que ocupa toda a manhã do primeiro dia do evento. A programação conta com nomes de peso como Charli Ludtke, do MAPA, Claudio Machado, da Vencomatic, Paulo Araújo (da Fazenda da Toca) e Edival Veras, da (Associação dos Avicultores de Pernambuco). A diretoria da APA também reforça que tem apoiado esta iniciativa por estar consciente de que o tema é de suma importância para o futuro do setor, e que o grupo designado para este trabalho tem como objetivo escutar a cadeia produtiva de ovos, não importar legislações de outros países, mas estabelecer recomendações que se adequam com o mercado e a realidade brasileira.

Segundo o Professor Dr. Iran Oliveira, "todos os envolvidos na organização do encontro têm um mesmo objetivo em comum: Pretendem se aproximar do produtor de ovo, desmistificar questões envolvendo o bem-estar e fazer sugestões para a elaboração de um modelo brasileiro de bem-estar animal."

A programação completa está no website do XVI Congresso APA:
http://www.congressodeovos.com.br
 

Texto: Robinson Tuon (09/03/2018)

Março 9, 2018
Prof. Dr. Iran José Oliveira da Silva do Departamento de Engenharia de Biossistemas e Coordenador do NUPEA. (Crédito da foto: Site do XVI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos)