Posto Meteorológico da ESALQ completa 115 anos

Este ano de 2017, o Posto Meteorológico da ESALQ comemora 115 anos de existência e será homenageado dentro das comemorações dos 116 anos da ESALQ/USP. Para celebrar esta data significativa, acontecerá no dia 1º de junho de 2017, às 09h00, no Edifício Central, a sessão solene em comemoração ao seu aniversário de 116 anos.

A programação destacará a exposição dos registros históricos da Instituição, e contemplará homenagens a entidades de classe, governamentais, científicas e acadêmicas. Tributos serão feitos aos Registros Históricos da ESALQ, nos quais o Posto Meteorológico se inclui, com seus Registros Históricos das Variáveis Meteorológicas. Dentro das comemorações, também será feita uma homenagem ao Professor Jesus Marden dos Santos, contratado em 1952, como professor diarista na ESALQ e, enquanto docente, esteve sempre próximo ao Posto Meteorológico.

O "Observatório Meteorológico da Escola Prática de Agricultura de Piracicaba", hoje Posto Meteorológico da ESALQ, iniciou seu funcionamento no dia 1 de junho de 1902. Durante o período de 1902 a 1916, foram efetuadas observações diárias de precipitação (mm). Esses registros eram utilizados na 1a. Cadeira de Física e Meteorologia da Escola Agrícola.

Atualmente o Posto está localizado nas dependências do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB/ESALQ/USP) na cidade de Piracicaba - SP. Ele é constituído de uma Estação Convencional, que realiza observações meteorológicas diárias e uma Estação Automática, que registra dados meteorológicos a cada 15 minutos. O Posto conta ainda, com uma Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A Estação foi iniciada no ano de 1902, com os registros de precipitação, temperatura do ar e insolação. Em 1943 iniciou-se as observações de velocidade do vento e umidade relativa do ar.  A Estação Automática iniciou seu funcionamento em 1997 e registra regularmente dados de Precipitação, Temperatura, Umidade do ar, Radiação Solar, Saldo de Radiação, Evapotranspiração, Velocidade e Direção do Vento.

Veja a Programação completa dos 116 anos da ESALQ e dos 115 anos do Posto Meteorológico, acessando a Página de Notícias da ESALQ.

Texto: Robinson Tuon (30/05/2017)

Maio 30, 2017
Posto Meteorológico da ESALQ (Crédito da foto: Edivaldo M. de Abreu)