Pesquisadora do NUPEA recebe prêmio no III Workshop Internacional de Ambiência de Precisão

          O NUPEA esteve presente no III Workshop Internacional de Ambiência de Precisão. O evento foi coordenado pela Profa. Dra. Daniella Jorge de Moura e sua equipe e realizado na Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI – UNICAMP) entre os dias 07 e 09 de novembro de 2017.

          Na ocasião, a doutoranda  Zootecnicsta Ana Carolina Donofre teve sua pesquisa premiada na modalidade oral. O trabalho apresentado foi intitulado em: “A casca como um isolante acústico e o efeito do conteúdo no nível de pressão sonora no interior de ovos: uma prévia à bioacústica na incubação artificial”, inserido diretamente na temática do evento que abordou novas ferramentas tecnológicas para aplicação e mensuração de dados físicos inerentes à produção animal. Os autores foram a própria apresentadora, já mencionada, e o Professor Dr. Iran José Oliveira da Silva (orientador).

        Como parte de uma pesquisa principal que avalia a estimulação sonora na incubação artificial, um sensor de tamanho reduzido foi elaborado para mensuração do nível de pressão sonora no interior de ovos incubados, com o objetivo de estimar o “quanto” de som chegaria ao embrião. Na apresentação, abordou-se a efetivação do sensor, com seus pontos positivos e negativos, além de testes em diferentes condições que comprovaram, por exemplo, o efeito da casca como uma barreira ao som.

        Esta premiação é de grande validade para a pesquisa da Ana Carolina e para a equipe do NUPEA como um todo, pois, permite difundir a mesma para outros pesquisadores, também internacionais, profissionais e alunos das áreas de Ciências Agrárias e Engenharias, que estavam presentes no evento e são interessados em ambiência animal e zootecnia de precisão.

Fonte: Site de Notícias do NUPEA

Novembro 28, 2017
Foto: Crédito do Núcleo de Pesquisa em Ambiência ESALQ-USP (NUPEA)