Escola de Altos Estudos em Bem-estar de Animais de Produção

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas da Universidade de São Paulo (USP), por meio do Núcleo de Pesquisa em Ambiência (NUPEA) do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB), realizará de 24 a 27 de abril a Escola de Altos Estudos "Bem-estar de Animais de Produção” conceitos e tecnologias aplicadas na produção industrial (High Performance School in Animal Welfare - Egg Production).

O evento contará com a presença das pesquisadoras canadenses Tina Widowski e Alexandra Harlander, ambas da Universidade de Guelph, e Iran Oliveira da ESALQ/USP.

Este evento é organizado em parceria com pesquisadores do Campbell Centre for the Study of Animal Welfare (CCSAW) da Universidade de Guelph, do Canadá (http://www.uoguelph.ca/csaw/), e com o apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).


Escola de Altos Estudos

A Escola de Altos Estudos consiste em atividade de cooperação acadêmico-internacional na forma de cursos de curta duração. Trata-se de uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de pós-graduação stricto sensu. O objetivo é trazer professores e pesquisadores estrangeiros, de elevado conceito internacional para a realização de cursos monográficos, a fim de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras.

Parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a EAE se desenvolve com recursos Capes, que são empregados em passagens aéreas, hospedagem e apoio operacional. Todos os cursos são documentados e passam a integrar o acervo da agência. Os cursos ministrados pelos especialistas estrangeiros têm curta duração e somam créditos para o programa de pós-graduação dos participantes. A Capes incentiva à formação de consórcios entre universidades para ampliar o acesso aos eventos. Quando possível participar via internet ou teleconferência, o curso também deve contabilizar créditos.


Difusão Cultural

O curso será oferecido também no formato de difusão cultural. Um percentual das vagas existentes será para profissionais não vinculados aos cursos de Pós-graduação, nesse caso o apoio recebido foi da FAPESP – Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado de São Paulo, a certificação será realizada pela USP.

Podem participar estudantes de pós-graduação, médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros agrícolas, agrônomos e biossistemas, além de biólogos e outros profissionais que atuam na área de bem estar de animais de produção.


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online

Maiores informações pelo e-mail:
Prof. Dr. Iran Oliveira: iranoliveira@usp.br


Data: 24 a 27/04/2017

Local: Anfiteatro da ESALQ-LOG
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
Av. Pádua Dias, 11
13418-900 - Piracicaba - SP

 

Abril 19, 2017