Esalqueano recebe prêmio em congresso na África do Sul

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas Henrique Boriolo Dias, teve seu trabalho premiado como o "Melhor trabalho na seção de Posters em Agricultura” no “91st South African Sugarcane Technologists’ Association Congress (SASTA)", realizado em Durban, África do Sul, entre os dias 14 a 16 de agosto de 2018. O evento é um dos mais antigos e dos mais importantes da cana-de-açúcar no mundo.

O trabalho intitulado “Modelling sugarcane yields and reduced growth phenomenon under high input conditions in tropical Brazil” avaliou a interação entre variedades, ambiente e manejo visando explorar o potencial produtivo da referida cultura nas condições climáticas do Piauí, uma das fronteiras agrícolas do país com potencial de expansão da produção de alimentos e bioenergia. Algumas variedades atingiram produtividades no campo da ordem de 200 t/ha em apenas 8 meses de cultivo, mostrando como as condições climáticas dessa fronteira são favoráveis para cana-de-açúcar irrigada.

Além disso, o trabalho avaliou e melhorou o modelo de cana-de-açúcar da plataforma australiana de sistemas agrícolas APSIM, o qual é um dos mais importantes no setor canavieiro, para estimar a produtividade da cultura. O desempenho do modelo foi substancialmente melhorado em termos de interceptação da radiação solar e acúmulo de biomassa. Desse modo, as melhorias evitam superestimações da produtividade da cultura e agora permite que estudos, por exemplo, envolvendo irrigação, yield gap e mudanças climáticas sejam mais realistas no contexto da pesquisa científica, planejamento e tomada de decisão pelos usuários do modelo.

O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Paulo Cesar Sentelhas do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB-ESALQ-USP), juntamente com a colaboração do pesquisador Geoff Inman-Bamber da James Cook University (Austrália) e da empresa Terracal Alimentos e Bioenergia.

Henrique Boriolo Dias atualmente desenvolve parte do projeto de doutorado na James Cook University (Austrália), com bolsa de estudos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Acesse o site do 91st SASTA Congress, clicando no link:

Publicação e revisão: Robinson Tuon (18/10/2018)

Outubro 18, 2018
Apresentação de Henrique Boriolo Dias no 91st SASTA Congress em Durban, África do Sul - Crédito da foto: South African Sugarcane Technologists’ Association