I Oficina de Utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA - DRONES) para a Agricultura

Data do evento: 
ago 24, 2018 até ago 25, 2018


 

PERÍODO E HORÁRIO: 24 e 25 de agosto de 2018, sexta-feira, das 19 ás 23h e sábado das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30

 

LOCAL: Dep. de Engenharia de Biossistemas – Topografia e Geoprocessamento, ESALQ/USP, na Av.Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP

 

COORDENAÇÃO: Prof. Prof. Peterson Ricardo Fiorio (ESALQ/USP)

 

APOIO: TopoGeo – Grupo de Pesquisa e Extensão em Geoprocessamento

 

OBJETIVO: A oficina tem por objetivo abordar com aulas teóricas e práticas, noções básicas de sensoriamento remoto, níveis de aquisição de dados e sistemas sensores aplicados a levantamentos aéreos. Planejamento e execução de voo em campo, processamento das imagens georreferenciadas e geração de produtos para agricultura. Abordará também, as boas práticas e a regulamentação do setor, a descrição e a operação dos equipamentos.

 

PROGRAMA

Sensores Embarcados: Princípios Físicos do Sensoriamento Remoto; Níveis de Aquisição de Dados; Comportamento Espectral de Alvos; índices de vegetação; Características das Imagens, Aerofotogrametria.

Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA): Normas, operações e voo para obtenção de dados; Legislação vigente (ANAC, DECEA, ANATEL, homologação); Segurança de voo e cuidados na operação; Tipos de aeronaves; Tecnologia embarcada; Principais sensores no mercado; Planejamento de voo; Execução e coleta de dados em campo.

Processamento digital das Imagens obtidas – Noções de Aerofotogrametria Digital: Registro e pré-processamento das imagens; Processamento e montagem de ortomosaicos e modelos 3D; Processamento básico em ambiente SIG; Geração de produtos básicos (mapeamento por vetorização e classificação de imagens).

 

Programas a serem utilizados na oficina

- Agisoft: Processamento – Ortomosaicos e modelos 3D.

- Qgis: Cálculos básicos e extração de informações.

 

Para maiores informações acesse:
http://fealq.org.br/informacoes-do-evento/?id=686