Topografia e Geoprocessamento II

Rubens Angulo Filho
Valdemar Antonio Demetrio
Objetivos
Aprimorar os conhecimentos básicos adquiridos na disciplina TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO I, introduzir novos conceitos relativos ao geoprocessamento, tais como: desenvolver a habilidade de obter medidas utilizando-se imagens e fotografias aéreas; desenvolver a habilidade de interpretação e análise dos diferentes materiais obtidos por meio do sensoriamento remoto; preparar o aluno para a utilização de técnicas de análise espacial, através de sistemas de informação geográfica (SIG), no processo de tomada de decisão nas áreas de atuação do engenheiro agrônomo e do engenheiro florestal; preparar o aluno para o georreferenciamento de propriedades rurais seguindo as normas e legislação vigentes.

Docente(s) Responsável(eis)
  75050 - Carlos Alberto Vettorazzi
  2151441 - Peterson Ricardo Fiorio
  74010 - Rubens Angulo Filho
  43179 - Valdemar Antonio Demetrio

Programa Resumido
Geoprocessamento e sua importância na área de ciências agrárias. Fundamentos de cartografia. Sistemas de posicionamento global Modelagem digital de terrenos. Sensoriamento remoto: princípios físicos; princípios de fotogrametria e fotointerpretação; sistemas de sensoriamento remoto orbital e suas aplicações. Sistemas de Informação Geográfica (SIG), princípios e aplicações. Georreferenciamento de propriedades rurais Segundo o Sistema Geodésico Brasileiro.

Geoprocessing and its importance in the field of agricultural sciences; Surveying principles; Global positioning systems; Digital Terrain modeling; Remote sensing: physical principles, photogrammetry and photointerpretation principles; Orbital remote sensing systems and their applications; Geographic information systems (GIS) and their principles and applications, the rural properties georeferencing according to the Brazilian Geodetic System.

Programa
1. Geoprocessamento e sua importância na área de ciências agrárias. 2. Fundamentos de cartografia: a) tipos de projeção; b) Projeção UTM; c) projeção topográfica local. 3. Sistemas de posicionamento global: princípios de funcionamento e aplicação em ciências agrárias. 4. Modelagem digital de terrenos. 5. Sensoriamento remoto e interpretação de imagens: a) princípios físicos: espectro eletromagnético de energia; interação fonte de energia/alvo/sensor; sensores e produtos; níveis de aquisição de dados; b) princípios de fotogrametria e fotointerpretação: plano de vôo aerofotogramétrico; geometria da fotografia aérea vertical; estereoscopia; e princípios de restituição aerofotogramétrica; c) fotointerpretação: aplicações: caracterização de relevo; fotoanálise de bacias hidrográficas; fotopedologia; estudos de vegetação e uso atual da terra; d) sistemas de sensoriamento remoto orbital: os sistemas LANDSAT e SPOT, outros sistemas de sensoriamento remoto orbital (RADARSAT, CBERS, MECB etc); e) análise de imagens orbitais (visual e digital), aplicações em levantamentos da cobertura vegetal e uso da terra; estudos de hidrografia, relevo e solos; monitoramento de culturas agrícolas e previsões de safras. 6. Sistemas de Informação Geográfica (SIG): conceito, histórico e perspectivas; componentes de um SIG: base de dados; sistemas computacionais (“hardware” e “software”); componente organizacional; operações e aplicações. 7. Georreferenciamento de propriedades rurais Segundo o Sistema Geodésico Brasileiro.

Método
A disciplina será desenvolvida por meio de aulas teóricas dissertativas e aulas práticas onde o conhecimento teórico adquirido será aplicado.
Critério
A avaliação é realizada mediante a aplicação de provas sobre o conteúdo teórico e prático da disciplina, e de trabalhos e provas práticas realizados nas aulas teóricas e práticas ou fora delas com apresentação de relatórios ao longo do semestre letivo
Nota final = T1 + T2 + P  5,0
Norma de Recuperação
Para os alunos reprovados por nota, mas beneficiados pelo sistema de recuperação, esta será realizada através da aplicação de uma prova teórico-prática.
Nota de recuperação = 2 Teorica + Prática

Bibliografia

ASSAD, E.D.; E.E. SANO Sistemas de Informações Geográficas: Aplicações na Agricultura. 2ª ed. EMBRAPA-CPAC, Brasília - DF, 434p., 1998.
AVERY, T.E.; BERLIN, G.L.. Interpretation of aerial photographs. Minneapolis, Burgess Publishing Company, 4ª ed, 1985.
CROSTA, A.P. Processamento Digital de Imagens de Sensoriamento Remoto. Campinas, UNICAMP. 1992.
FLORENZANO, T.G. Iniciação em Sensoriamento Remoto. São Paulo, Oficina de Textos. 3ª Ed. 2011.
JENSEN, J.R. Sensoriamento remoto de ambiente: uma perspectiva em recursos terrestres. Parêntese Editora. São José dos Campos. 598p. 2009.
LILLESAND, T.M.; KIEFER, R.N. Remote Sensing and Image Interpretation. 3a. ed. New York, John Wiley and Sons. 1994.
LIBAULT, A. Geocartografia. São Paulo, Ed. Da USP, 1975.
MIRANDA, J.I. Fundamentos de Sistemas de Informações Geográficas – EMBRAPA Informação Tecnológica. Brasília, DF. 425p. 2005.
MOFITT, F.H. MIKHAIL, E.M. Photogrammetry. 8a. ed. New York, Harpen and Row, Publishers. 1987. 876p.
MONICO, J.F.G. Posicionamento pelo GNCS: descrição, fundamentos e aplicações. São Paulo, Editora UNESP. 2ª edição. 2007.
MOREIRA, M.A.. Fundamentos do Sensoriamento Remoto e Metodologias de Aplicação. Viçosa, Editora UFV. 4ª edição. 2011
NOVO, E.M.L.M. Sensoriamento Remoto: Princípios e Aplicações. 3ª ed. São Paulo, Edgard Blucher. 2008.
SEGANTINE, P.C.L. GPS: Sistema de Posicionamento Global. EESC/USP. São Carlos, SP. 364p. 2005.

Clique para consultar os requisitos para LEB0450

Clique para consultar o oferecimento para LEB0450