SIG e Análise Multicritérios em Ambiente Agrícola

Carlos Alberto Vettorazzi
Roberta de Oliveira Averna Valente

Apresentar os conceitos e os fundamentos relacionados aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e preparar o aluno para a aplicação das técnicas e funções de análise espacial, em ambiente agrícola, com ênfase nas análises relacionadas ao processo multicriterial de tomada de decisões.

No estudo de ambientes agrícolas, independentemente do objetivo, necessita-se conhecer os seus diferentes componentes e, na maioria das situações, avaliá-los conjuntamente. Os SIGs são, neste contexto, essenciais para essa atividade. A disciplina, dessa forma, justifica-se porque fornecerá conhecimentos aos alunos sobre instrumentos e técnicas que permitirão a modelagem de seu ambiente de estudo, bem como a avaliação de forma integrada de suas variáveis de interesse, auxiliando no processo de tomada de decisões. Os alunos terão a oportunidade de adquirir, além da fundamentação teórica, o conhecimento prático, por meio do desenvolvimento de atividades em ambiente SIG.

1. Sistemas de Informação Geográfica: conceitos, definições e estrutura geral de funcionamento; 2. Noções de Cartografia fundamentais à análise espacial. 3. Funções analíticas de um SIG, com aplicações práticas em ambientes agrícolas. 4. Introdução a modelagem de dados de ambientes agrícolas; 5. Avaliação multicriterial: conceitos e aplicações.

Duas arguições individuais (40%), três atividades práticas individuais ou em grupo (30%) e um seminário (30%), os quais estarão relacionados ao conteúdo da disc

BURROUGH, P. A.; McDONNEL R. A. Principles of geographical information systems. Oxford ; New York: Oxford University Press, 2004. 333 p.
CAMPAGNA, M. GIS for sustainable development. Boca Raton: CRC Press, 2006. 535 p.
MALCZEWSKI, J., GIS and Multicriteria Decision Analysis. John Wiley, New York. 1999.362 p.
MALCZEWSKI, J. GIS-based land-use suitability analysis: a critical overview. Progress in Planning 62, 3-65. 2004.
MIRANDA, J. I. Fundamentos de sistemas de informações geográficas. 2 ed. Brasília: Embrapa, 2010. 433 p.
MONICO, J. F. G. Posicionamento pelo GNSS: descrição, fundamentos e aplicações. 2 ed. São Paulo: UNESP, 2008. 476 p.
VALENTE, R.O.A.; VETTORAZZI, C.A. Multicriteria evaluation in the definition of priority areas for forest restoration, aiming at the sustainable water management. In: BILIBIO, C.; HENSEL, O.; SELBACH, J. F. Sustainable water management in the tropics and subtropics - and case studies in Brazil. v.1. Jaguarão/RS: Fundação Universidade Federal do Pampa, UNIKASSEL, PGCult-UFMA, 2011. p.377-408.