Relação Máquina-Solo-Planta

Código da disciplina: 
LEB5031
Ano da disciplina: 
2016
Curso de Pósgraduação
Coordenação: 
Murilo Mesquita Baesso
Professor(es): 
Murilo Mesquita Baesso

Objetivos:

A disciplina visa dar aos alunos: conhecimentos sobre as propriedades físicas e dinâmicas dos solos de importância para a relação rodado-solo e ferrament-solo; conhecimento das principais máquinas e ferramentas utilizadas em sistemas de cultivo e sua interação com o solo e a planta; conhecimento dos efeitos do uso de máquinas agrícolas sobre a compactação do solo e seu efeito no desenvolvimento das plantas.

Justificativa:

A compactação do solo se tornou um problema crescente na agricultura brasileira em função do uso intensivo de terras agricultáveis. O conhecimento das propriedades físicas e dinâmicas dos solos, além de evitar prejuízos melhora a qualidade do trabalho realizado por máquinas e implementos.

Conteúdo:

1. Evolução das máquinas agrícolas 1.2. Histórico e situação atual; 1.3. Bases e conceitos da evolução. 2. Propriedades físicas dos solos 2.1. Textura do solo; 2.2. Estrutura do solo; 2.3. Porosidade do solo; 2.4. Densidade do solo e de partículas. 3. Propriedades dinâmicas dos solos 3.1. Tensões no solo e sua distribuição; 3.2. Capacidade de suporte do solo; 3.3. Deformações no solo e sua distribuição. 4. Potencial do solo para o desenvolvimento de esforço tratório. 4.1. Análise dinâmica do solo como meio de tração 4.2. Resistência teórica ao rolamento; 4.3. Efeito do enchimento dos pneus; 4.4. Efeito da superfície do solo; 4.5. Efeitos dos parâmetros do solo sobre a tração. 5. Máquinas e ferramentas de mobilização do solo e sua interação com o solo 5.1. Introdução e caracterização das principais máquinas e ferramentas; 5.2. Máquinas de preparo periódico do solo; 5.3. Máquinas para plantio; 5.4. Máquinas para tratos culturais; 5.5. Máquinas para colheita e transporte; 5.6. Propriedades do solo alteradas pelo rodado e sistema de preparo; 5.7. Cobertura vegetal após o preparo do solo; 5.8. Reações do solo às ferramentas de cultivo. 6. Compactação do solo pelo tráfego de máquinas e seu controle 6.1. Predição do contato pneu/solo; 6.2. Predição da compactação do solo; 6.3. Métodos de avaliação da compactação do solo; 6.4. Controle da compactação do solo. 7. Compactação do solo e desenvolvimento das plantas 7.1. Efeitos da compactação nas propriedades físicas do solo; 7.2. Efeitos da compactação no desenvolvimento aéreo das plantas; 7.3. Efeitos da compactação no desenvolvimento radicular das plantas.

Forma de Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita por duas provas escritas (peso 4), dois trabalhos práticos (peso 4) e um seminário (peso 2).

Observação:

 

Bibliografia:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BALASTREIRE, L.A. Máquinas Agrícolas. Ed. Manole, 1990, 307p.
GOERING, C.E. Engine and tractor power. ASAE, St. Joseph, MI, USA. 1992. 539p.
GOERING, C.E.; STONE, M.L.; SMITH, D.W. e TURNQUIST, P.K. Off-road vehicle engineering principles. ASAE, St. Joseph, MI, USA. 2003. 474p.
HILLEL, D. Environmental Soil Physics. Academic Press. San Diego, 1998, 771p.
HORN, R.; FLEIGE, H.; PETH, S.; PENG, X. Soil Management for Sustainability. Advances in Geoecology 38, 2006, 497p.
SOANE, B.D.; VAN OUWERKERK, C. Soil compaction in crop production. Developments in Agricultural Engineering 11, 1994, 662p.
SRIVASTAVA, A.; GOERING, C.E.; ROHRBACH, R.P. Engineering principles of agricultural machines. St.Joseph, MI, ASAE, 1993. 601p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CAMARGO, O.A. Compactação do solo e desenvolvimento de plantas. Campinas : Fundação Cargill, 1983. 44p.
CRAIG, R. F. Mecânica dos Solos. 7ª Edição. Editora LTC. 2007, 380p.
ORTIGÃO, J.A.R., Introdução à Mecânica dos Solos dos Estados Críticos. Rio de Janeiro 2007. TERRATEK, 2007. 391 p.
REICHARDT, K.; TIMM, L.C. Solo, Planta e Atmosfera. Ed. Manole, 2004, 478p.
PERIÓDICOS:
Crop Science;
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola;
Journal of Agricultural Engineering Research;
Agronomy Journal;
Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB);
Ciência Rural.