Estudos Avançados em Máquinas Agrícolas

Código da disciplina: 
LEB5004-1
Ano da disciplina: 
2018
Curso de Pósgraduação
Coordenação: 
Jose Paulo Molin
Professor(es): 
Jose Paulo Molin

Objetivos:

1) Abordar os conteúdos relativos a tratores, máquinas e implementos de preparo do solo, semeadura, adubação e colheita em sistemas de produção de grãos, bem como de componentes embarcados e recursos auxiliares como sistemas de monitoramento, orientação e automação. 2) Enfocar a caracterização do desempenho das máquinas implementos, componentes ou dispositivos, em condições controladas ou em campo, identificando, descrevendo e aplicando procedimentos, metodologias e normas de ensaios. 3) Interpretar relatórios de ensaios. 4) Selecionar, adaptar ou desenvolver procedimentos, planejar e conduzir ensaios, analisar os dados e apresentar relatório de ensaios de situações específicas.

Justificativa:

A mecanização da agricultura evolui e incorpora novos conceitos e soluções intensamente relacionadas com a eletrônica e a automação e se torna necessário abordar e estudar não somente o desempenho das máquinas, mas destas assistidas por recursos de coleta de dados, controle e automação. Sendo assim a disciplina visa subsidiar a execução de pesquisas, dissertações e teses oferecendo os fundamentos metodológicos para a avaliação de desempenho de equipamentos agrícolas, dar embasamento teórico e prático para a atuação profissional na área de testes e ensaios, e também incorpora as inovações relacionadas à eletrônica embarcada em tratores e máquinas.

Conteúdo:

1) Introdução ao ensaio de máquinas agrícolas: histórico, instituições e conceituação. 2) Ensaios de tratores agrícolas, desempenho na TDP, desempenho na barra de tração, desempenho do sistema hidráulico, nível de ruído, estrutura de proteção, desempenho em condições reais de trabalho: procedimentos e normas, instrumentação e análise de resultados. 3) Desempenho de sistemas de orientação para faixas paralelas - barra de luz e piloto automático: metodologias e análise de resultados. 4) Desempenho de máquinas e implementos de preparo do solo: metodologias e análise de resultados. 5) Desempenho de semeadoras e de monitores de semeadura: metodologias e análise de resultados. 6) Desempenho de máquinas para aplicação de fertilizantes e corretivos: metodologias e análise de resultados. 7) Desempenho para avaliação de controladores e aplicação de insumos em taxa variável. 8) Desempenho de colhedoras de grãos, monitores de perdas e monitores de produtividade: metodologias e análise de resultados.

Forma de Avaliação:

São realizadas de duas a três tarefas em grupo (35%), duas arguições (45%) e dois seminários de cada aluno (20%).

Observação:

 

Bibliografia:

ASABE Standards. Standards Engineering Practices Data. ASABE, St Joseph, MI, USA. 2015.
GOERING, C.F. Engine and tractor power. ASAE, St. Joseph, MI, USA. 1992. 539p.
GOERING, C.F.; STONE, M.L.; SMITH, D.W. e TURNQUIST, P.K. Off-road vehicle engineering principles. ASAE, St. Joseph, MI, USA. 2003. 474p.
MIALHE, L.G. Máquinas Agrícolas: ensaios & certificação. FEALQ. Piracicaba, SP. 1996. 772p.
MIALHE, L.G. Máquinas Agrícolas para plantio. Millennium. São Paulo. 2012. 623p.
OECD. OECD standard codes for the official testing of agricultural and forestry tractors. Organization for Economic Co-operation and Development, Paris, 2015 (http://www.oecd.org/tad/code/oecd-standard-codes-official-testing-agricu...).
SRIVASTAVA, A.; GOERING, C.E.; ROHRBACH, R.P. Engineering principles of agricultural machines. St.Joseph, MI, ASAE, 1993. 601p.
Journals: Transactions of ASABE; Applied Engineering in Agriculture; Biosystems Engineering; Computers and Electronics in Agriculture; Precision Agriculture.

Idiomas ministrados:

Português