Dinâmica de Solutos nos Solos

Paulo Leonel Libardi
Paulo Leonel Libardi

Apresentar princípios físicos que regem a dinâmica de solutos no solo. Desenvolver nos alunos habilidade para análise crítica de problemas relacionados à dinâmica de solutos no solo.

O conhecimento dos princípios físicos que regem o comportamento dos solutos no solo é desejável para queles alunos cuja pesquisa envolve aspectos realcionados com a irrigação, fertirrigaçã, poluição do solo e de aquiferos, entre outros.

Fluxo de ions no solo. Deslocamento miscível. Modelos matemáticos para movimento de solutos. Movimento de ions sob condições de campo. Experimentos de fluxo de ions no solo em colunas sob condições de laboratório; uso de traçadores radioativos e estáveis. Amostragem da solução do solo no campo. Balanço de nutrientes de uma cultura; determinação de todos os componentes do balanço usando técnicas nucleares.

Avaliação com base em participação em aula, relatórios e trabalhos solicitados no decorrer do semestre, e provas escritas.

1 - HILLEL, D. Environmental Soil Physics. Academic Press, NY (USA), 771p. 1998.
2 - DANE, J. H.; TOPP, C. (Editors) .Methods of soil analysis. Part 4. Madison, American Society of Agronomy, 2002.
3 - LIBARDI, P.L. Dinâmica da Água no solo. EDUSP, 311p., 2005.
4 - WARRICK, A.W. (Editor). Soil Physics Companion. CRC Press, NY (USP) 389p., 2002.
5 - JURY, W.A.; HORTON, R. Soil physics. 6th ed. John Wiley & Sons, New York, 2004.
6 - HILLEL, D. Introduction to Environmental Soil Physics. Elsevier Academic Press, San Diego (USA), 494p., 2004.