Disciplina - detalhe

LEB0606 - Manejo da Irrigação e da Água em Sistemas Agrícolas


Disciplina de Graduação

Objetivo
Os objetivos da disciplina Manejo da Irrigação e da Água em Sistemas Agrícolas são: 1) Discutir a importância do manejo da Água em Sistemas Agrícolas na bacia hidrográfica; 2) discutir os princípios dos principais métodos de controle da água sistemas agrícolas, que se baseiam no solo, na planta, no clima ou na combinação destes; 3) fazer com que os alunos se familiarizem com os equipamentos disponíveis e trabalhem com dados reais.

Programa resumido
1. Introdução; 2. Técnicas de controle da água aplicada pelos diferentes métodos de irrigação e pela chuva: 2.1. Controle via dados de solo; 2.2. Controle via dados da planta; 2.3. Controle via dados do clima; 2.4. Controle com métodos combinados; 3. Instrumentos para o controle da água no solo e na planta; 4. Instrumentos para monitoramento agroclimatológico. 5. Método de manejo versus método de irrigação; 6. Resposta das culturas à irrigação; 7. Irrigação em regiões áridas, úmidas e tropicais; 8. Controle e manejo da água em sistemas agrícolas e economia; 9. Aplicação de agroquímicos com a água de irrigação; 10. Manejo da Água em Sistemas Agrícolas e Ambiente. 11. Planilha de controle de água no solo 12. Projetos em AutoCAD. 13. Análise da viabilidade econômica de um sistema de irrigação. Está previsto nesta disciplina a realização de uma viagem didática para fins de Projeto Pedagógico Complementar de modo a contextualizar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina. A viagem didática será realizada visando conhecer indústrias de equipamento de irrigação, áreas irrigadas, ou empresas correlatas incorporando coleta de informações, observações e reflexões críticas relacionadas aos objetivos pedagógicos da disciplina.

Programa
1) Introdução: - importância do manejo da água em sistemas agrícolas na bacia hidrográfica; - considerações ambientais e econômicas.; 2) Técnicas de controle da água aplicada via irrigação ou chuva: 2.1. Controle via dados de solo; - água armazenada no solo; - água disponível (conceitos); - balanço hídrico; - potencial da água no solo. 2.2. Controle via dados da planta: - potencial da água na planta; - temperatura do dossel; - índices de estresse hídrico; - parâmetros fisiológicos. 2.3. Controle via dados de clima - fórmulas para determinação da evapotranspiração; - tanque classe A; - estações meteorológicas. 2.4. Métodos combinados: - solo e planta; - solo e clima; - solo, planta e clima. 3) Instrumentos para o controle da irrigação - tensiômetros; - Time Domain Reflectance (T.D.R.); - sonda de nêutrons; - blocos de resistência elétrica; - tanque classe A; - estações meteorológicas; - radiômetros, psicrômetros, termômetro infra-vermelho; termopares, anemômetros, pluviômetros. 4) Métodos de controle da água aplicada em função do método de irrigação - irrigação por aspersão, sulcos, localizada e inundação. 5) Resposta das culturas à irrigação - funções de produção: lâmina aplicada e produtividade para as diferentes culturas; - variedades desenvolvidas para irrigação. 6) Irrigação em regiões áridas, úmidas e tropicais - caracterização da necessidade de água das diferentes culturas nas diferentes regiões; - método de controle associado ao clima e método de irrigação. 7) Energia utilizada na irrigação - economia de energia e método de controle da irrigação; - energia elétrica e díesel. 8) Quimigação - técnicas e fatores que influenciam: - fertirrigação; - insetigação; - herbigação; - fungigação. 9) Manejo da Água em Sistemas Agrícolas e Ambiente - lixiviação de nutriente com excesso de aplicação de água e contaminação do lençol freático; - monitoramento da aplicação de agroquimicos com a água e seu monitoramento no ambiente; - esgotamento dos mananciais de água - dimensionamento de equipamentos e runoff. - manejo da irrigação e salinidade; - manejo da irrigação e mudanças no microclima. 10) Noções de Excel para desenvolvimento de planilha de gerenciamento. 11) Noções de AutoCAD para projetos. 12) Viabilidade econômica da irrigação.

Bibliografia
BERNARDO, S. Manual de Irrigação. Ed. Universidade Federal de Viçosa. 1982. 463p.

Pesticides in the soil Environment: Processes, Impacts, and Modeling. H.H. CHENG (editor). Soil Science Society of America Book Series (Number 2), Madison, 1990, 530p. Disponível CENA e ESALQ.

GOLDEMBERG, J. & VILANUEVA, L.D. (2003). Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento. 2th ed., São Paulo, EDUSP, 226P.

HOFFMAN, G.S.; HOWELL, T.A. and SOLOMON, K.H. Management of Farm Irrigation Systems. ASAE. 1900. 1040p.

KELLER, J. and BLIESNER, R.D. Sprinkle and Trickle Irrigation. Ed. Van Nostrand Reinhold. 1990. 652p.

STWART, B.A. and NIELSEN, R.D. Irrigation of Agricultural Crops. ASA, CSSA, SSSA. Agronomy No. 30. 1990. 1218p.

JENSEN, M.E. Design and Operation of Farm Irrigation Systems. ASAE. 1980. 829p.

CUENCA, R.H. Irrigation System Design. Prentice Hall. 1989. 552p.

FOLEGATTI, M.V. Manejo da Água em Sistemas Agrícolas. Apostila LER. 2002. 120p.

GOUDIE, A. & VILES, H. (1997) The Earth Transformed. An Introduction to Human Impacts on the Environment, Blackwell Publishers, 276p.

PEREIRA, A.R.; VILLA NOVA, N.A.; SEDYAMA, G. Evapo(transpi)ração. FEALQ, 183 p., 1997.

SENTELHAS, P.C.; PEREIRA, A.R., ANGELOCCI, L.R. Meteorologia Agrícola. Apostila. DFM/ESALQ/USP. 131 p. 1999.
SCHNEIDER, S.H. 1989. Climatic Change. V. 15. nos 1-2. p. 1-338. outubro 1989. London.

LIMA, W.P., 1990.Princípios de Hidrologia Florestal para o Manejo de Bacias Hidrográficas. ESALQ-USP, Depto. Ciências Florestais. 242p.

BROOKS, K.N.; P.F. FFOLLIOTT; H.M. GREGERSEN; J.L. THAMES, 1991. Hydrology and the Management of Watersheds. Iowa State University Press. 392p.