Disciplina - detalhe

LEB0472 - Hidráulica


Disciplina de Graduação

Objetivo
A Mecânica dos Fluídos é a Ciência que trata dos princípios e das leis que regem o comportamento dos fluídos, tanto em repouso, por intermédio das leis da Hidrostática, quanto em movimento, mediante as leis da Hidrodinâmica. O seu conhecimento é, portanto, essencial para que se possa condicionar esse comportamento por meio de normas técnicas de Engenharia. A Hidráulica é o ramo da Engenharia que se preocupa basicamente em captar, controlar, conduzir, elevar e armazenar a água, exercendo assim controle ou utilização da mesma, aplicando as leis da Mecânica dos Fluídos. Esse manejo da água será bem sucedido desde que o engenheiro possa planejar, projetar, dimensionar, construir e operar estruturas hidráulicas apropriadas. Assim, o lecionamento dessa disciplina tem o propósito de dar ao aluno os conhecimentos básicos da Hidráulica e das técnicas essenciais da Engenharia, a fim de que, como profissional, possa realizar os itens necessários ao manejo e aos projetos hidráulicos relacionados aos recursos hídricos, para todos os fins dentro do campo da Engenharia Agronômica e Florestal.

Programa resumido
Hidrostática. Hidrodinâmica. Condutos forçados e adutoras por gravidade. Sistemas de distribuição de água. Bombas e sistemas de recalque. Condutos livres (Canais). Hidrometria.

Programa
O programa de Hidráulica abrange os módulos apresentados a seguir, desenvolvidos em aulas teórico-práticas. As práticas consistem de cálculos e dimensionamentos, além de demonstrações e utilização de instrumental no Laboratório de Hidráulica: Estática dos fluídos, estudo das pressões nos fluídos, estudo das forças atuantes sobre superfícies e corpos imersos. Dinâmica dos fluídos, equação da Continuidade, equação de Bernoulli, aplicações no escoamento dos fluídos. Condutos forçados (Canalizações), propriedades, perdas de carga e adutoras por gravidade. Sistemas de distribuição, dimensionamentos. Bombas hidráulicas, tipos, classificação, princípios de funcionamento, curvas características de operação, escolha de bombas, limites de sucção. Sistemas de recalque, acessórios, golpe de Aríete. Instalação e operação dos sistemas, dimensionamentos. Condutos Livres (Canais), propriedades, sistemas e dimensionamentos. Hidrometria, estudo e aplicação dos principais métodos e instrumentos para a medida de velocidade e da vazão em canais e em canalizações. Novas tecnologias aplicadas à Hidráulica.

Bibliografia
AZEVEDO NETO, J.M. et alii Manual de Hidráulica. 8ª edição, E. Edgard Blücher. São Paulo. 1998.
CETESB. Bombas e Sistemas de Recalque. São Paulo, 1974.
LENCASTRE, M. Manual de Hidráulica Geral, E. Blücher/USP, 1972.
MAC INTYRE, A.S. Bombas e Instalações de Bombeamento. Rio de Janeiro, E. Guanabara - Dois, 1980.
PERES, Jose Geanini. Hidráulica Agrícola, 2006. Piracicaba, SP. 373 p.
PORTO, Rodrigo de Melo. Hidráulica Básica, 2ª ed, São Carlos, SP: Escola de Engenharia de São Carlos, USP, 2000. 519 p.
VENNARD, J.K. & STREET, R.L. Elementos de Mecânica dos Fluídos. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara - Dois, 1978.