Disciplina - detalhe

LEB0408 - Meteorologia Florestal


Disciplina de Graduação

Objetivo
A produtividade dos sistemas florestais, é condicionada pelo ambiente. Nesta disciplina, procura-se descrever as interações clima-planta e as maneiras práticas de melhorá-las. Espera-se que os alunos fiquem capacitados a entender e a interferir favoravelmente no sistema florestal, natural ou implantado, minimizando os aspectos negativos da silvicultura exploratória.

Programa resumido
Elementos e fatores meteorológicos e do clima. Climatologia Dinâmica do Brasil e da América do Sul. Balanço hídrico e suas aplicações na silvicultura. Zoneamento agroclimatológico. Ventos e quebra-ventos. Fenômenos climáticos adversos à silvicultura. Clima, crescimento, desenvolvimento e produção florestal. Mudanças climáticas promovidas pelo desmatamento.

Programa
Conceitos básicos: tempo, clima, escalas de estudo do clima. Fatores determinantes do tempo do clima: fatores geográficos (latitude, altitude, relevo oceanidade/continentalidade, correntes marítimas); circulações atmosféricas; massas de ar; fatores topoclimáticos e fatores microclimáticos; formação dos climas no território brasileiro. Elementos metodológicos, sua observação e quantificação: radiação solar, temperatura do ar e do solo; umidade do ar; precipitação; ventos, evaporação. Observações meteorológicas de superfície. Análise de séries de dados climáticos. Aspectos de Climatologia Dinâmica do Brasil e da América do Sul; classificações climáticas; climas do Brasil; mudanças climáticas. Balanço de energia radiante e sistemas florestais; Aspectos quali-quantitativos da interação da radiação solar com os vegetais; Aspectos ecológicos do fotoperiodismo; Disponibilidade energética, temperatura e crescimento vegetal; estimativa de produtividade potencial de espécies florestais; Temperatura e desenvolvimento de plantas e insetos; graus-dia: Temperatura como fenômeno adverso na silvicultura; geadas; Temperatura e condições de estabilidade atmosférica. Umidade do ar e armazenamento de produtos e materiais florestais. Balanço hídrico no solo. Precipitação e irrigação. Evapotranspiração: conceitos, métodos de medida e de estimativa; drenagem profunda; armazenamento e disponibilidade de água no solo; cálculo do balanço hídrico segundo Thornthwaite e Mather; uso do balanço hídrico para acompanhamento da disponibilidade hídrica das regiões. Deficiência hídrica e produtividade das espécies florestais. Interações tempo-incêndios florestais. Circulações atmosféricas e ventos: Circulações nas diferentes escalas de espaço e tempo; formação dos ventos; vento como fenômeno favorável e como fenômeno desfavorável à silvicultura: efeitos sobre plantas, animais e silvicultura em geral; quebra-ventos. Aptidão climática das regiões para as espécies florestais. Dendroclimatologia.

Bibliografia
OMETTO, J.C.; 1981. Bioclimatologia Vegetal. Editora Agronômica Ceres.
PEREIRA, A.R.; VILLA NOVA, N.A.; SEDYAMA, G. Evapo(transpi)ração. FEALQ, 183 p., 1997.
REICHARDT, K. A água em sistemas agrícolas. Editora Manole. 1987.
SENTELHAS, P.C.; PEREIRA, A.R., ANGELOCCI, L.R. Meteorologia Agrícola. Apostila. DFM/ESALQ/USP. 131 p. 1999.
SCHNEIDER, S.H. 1989. Climatic Change. V. 15. nos 1-2. p. 1-338. outubro 1989. London.
TUBELIS, A. & NASCIMENTO, F.J.L., sem data. Meteorologia Descritiva: fundamentos e aplicações brasileiras. Livraria Nobel S.A., São Paulo.
VIANELLO, R.L. e ALVES. A.R. Meteorologia Básica e Aplicações. Imprensa Universitária, Universidade Federal de Viçosa. 1991.