Avaliação do Desempenho de Máquinas Agrícolas

Walter Francisco Molina Junior
Walter Francisco Molina Junior
Objetivos
Capacitar os alunos a programar e executar avaliações dos desempenho de máquinas agrícolas, mediante a utilização de procedimentos padronizados, elaborar os respectivos relatórios ou laudos técnicos e interpretar relatórios de avaliações executados por outros.

Docente(s) Responsável(eis)
  1764359 - Walter Francisco Molina Junior

Programa Resumido
Introdução ao estudo da avaliação do desempenho de máquinas agrícolas; dinamometria de máquinas agrícolas; avaliação de desempenho de motores de combustão interna; avaliação do desempenho de tratores; avaliação do desempenho de máquinas e implementos de preparo de solo; avaliação do desempenho de máquinas para aplicação de fertilizantes; avaliação do desempenho de máquinas para semeadura; avaliação do desempenho de máquinas para aplicação de defensivos agrícolas; avaliação do desempenho de máquinas para colheita de cereais; ergonomia em máquinas agrícolas; visita a instituição oficial de ensaio de máquinas e implementos agrícolas; visita a um fabricante de máquinas agrícolas.

Introduction to agriculture machine performance evaluation study; Agriculture machine dynamometry; internal combustion motor performance evaluation; tractor performance evaluation; soil preparation implement and machine performance evaluation; machine performance evaluation for fertilizer application; machine performance evaluation for seeding; machine performance evaluation for pesticides machine performance evaluation for cereal harvesting; ergonomics in agriculture machines; visit to the agriculture machine and equipment rehearsal sites; visit to an agriculture machine manufacturing company.

Programa
Introdução ao estudo da avaliação de desempenho de máquinas e implementos agrícolas: ensaios de máquinas agrícolas: importância, resumo histórico, objetivos; generalidades sobre normalização e certificação de qualidade, CONMETRO, ABNT e INMETRO; características dos ensaios de máquinas agrícolas, credenciamento de centros de ensaios. Dinamometria e instrumentação de máquinas agrícolas: conceituação geral: critérios de escolha de equipamentos de mensuração; dinamômetros de tração: tipos, constituição, princípio de funcionamento, registro de informações; dinamômetros de torção: tipos, constituição, princípio de funcionamento, registro de informações; instrumentação para mensuração de velocidade angular, consumo de combustível e temperatura. Avaliação do desempenho de motores de combustão interna: generalidades sobre os ensaios de combustão interna de êmbolos: tipos de ensaios e curvas de desempenho; ensaios de laboratório: normas e procedimentos e interpretação de resultados. Avaliação do desempenho de tratores : ensaios de tomada-de-potência: normas e procedimentos e interpretação de resultados; ensaios de pista: normas e procedimentos, interpretação de resultados, análise da adequação de motor e transmissão; critérios de avaliação. avaliação das características dimensionais: normas e procedimentos e interpretação de resultados; ensaios de campo: normas e procedimentos e interpretação de resultados. Avaliação do desempenho de máquinas e implementos de preparo do solo: ensaios de arados e grades: normas e procedimentos e interpretação de resultados; ensaios de subsoladores, escarificadores e enxadas rotativas: normas e procedimentos e interpretação de resultados. Avaliação do desempenho de máquinas para aplicação de fertilizantes: ensaios de máquinas para aplicação de fertilizantes: normas, procedimentos e interpretação de resultados.
Avaliação do desempenho de máquinas para semeadura: ensaios de máquinas para semeadura: normas, procedimentos e interpretação de resultados. Avaliação do desempenho de máquinas para aplicação de defensivos agrícolas: ensaios de máquinas para aplicação de defensivos: normas, procedimentos e interpretação de resultados. Avaliação do desempenho de máquinas para colheita de cereais : ensaios de máquinas para colheita de cereais: normas, procedimentos e interpretação de resultados. Ergonomia em máquinas agrícolas: Avaliação das características do posto de operador: antropometria, visão, isolamento de ruídos, vibrações e temperatura; Ensaios de ruído, vibrações e arco de segurança: normas, procedimentos e interpretação de resultados. Visitas: Visita a instituição oficial de ensaios de máquinas e implementos agrícolas; Visita a um fabricante de máquinas agrícolas.

Método
•Serão propostas, a critério do professor, atividades práticas de conteúdo relativo ao ministrado em aulas anteriores, que poderão ter conotação individual ou em grupos e cujas notas serão objeto de média aritmética.
Critério
•O aluno deverá atingir a média igual ou maior que 5,00 (cinco) para ser considerado aprovado.
Norma de Recuperação
A recuperação compreende um nova escrita com todo o conteúdo do semestre.

Bibliografia

BALASTREIRE, L.A. Máquinas Agrícolas. Editora Manole Ltda. 1a. Ed. S. Paulo, 1987. 307p.
CANALE, A.C. Automobilístico: Dinâmica e desempenho. Erica, São Paulo, 1989, 125 p.
GADANHA JR., C.D.; MOLIN, J.P.; COELHO, J.L.D.; YAHN, C.H.; TOMIMORI, S.M.A.W. Máquinas e implementos agrícolas do Brasil. São Paulo, NSI-MA/CIENTEC, 1991. 468p.
MIALHE, L.G. Máquinas agrícolas: Ensaios & Certificação. Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, 1996.
MIALHE, L.G. Manual de mecanização agrícola. Ceres, São Paulo, 1974. 301 p.
WITNEY, B. Choosing and using farm machines. Longman. 1988. 412 p.
RIPOLI, T.C.C. e RIPOLI, M. L. C. Biomassa de cana-de-açúcar: colheita, energia e ambiente. Piracicaba; T.C.C. Ripoli; 2004. 302p.
RIPOLI, T.C.C. et al. Plantio de cana-de-açúcar: estado da arte. Piracicaba: T.C.C. Ripoli, 2007. 108p.

Clique para consultar os requisitos para LEB0466

Clique para consultar o oferecimento para LEB0466