ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS
 


CURVA DE RETENÇÃO

 

 


A curva de retenção é uma curva que relaciona o teor ou o conteúdo de água no solo com a força (tensão) com que ela está retida pelo mesmo. A avaliação da curva de retenção permite uma estimativa da disponibilidade de água no solo para as plantas, na profundidade de solo considerada. É uma propriedade físico-hídrica do solo, determinada em laboratório.

 

SUGESTÕES DE AMOSTRAGEM:

PROJETO DE IRRIGAÇÃO EM ÁREAS DE CULTIVO DE SEQUEIRO

Evitar a coleta das Amostras próximo de carreadores ou terraços, uma vez que são regiões sujeitas a manobras intensas de máquinas que podem "mascarar" os resultados. Em áreas de pastagens evite amostrar em trilhas de animais, em locais que apresentem muito estrume e próximo de bebedouros e árvores de sombra. Recomenda-se um ponto de amostragem a cada 10-20 ha de solo homogêneo.

MANEJO DE IRRIGAÇÃO EM SISTEMAS PORTÁTEIS DE ASPERSÃO

Evitar a coleta em locais próximos as posições da linha lateral, uma vez que são áreas sujeitas ao encharcamento temporário(drenagem dos tubos) e pisoteamento intenso. Recomenda-se um ponto de amostragem a cada 10-20 ha de solo homogêneo.

AUTOPROPELIDO / CARRETÉIS ENROLADORES

Evitar a coleta nos carreadores de caminhamento do equipamento, pois são áreas sujeitas a intensa compactação, e nas regiões extremas da área onde não ocorrem sobreposições do jato d'água. Recomenda-se um ponto de amostragem a cada 10-20 ha de solo homogêneo.

MANEJO DE IRRIGAÇÃO EM PIVÔ CENTRAL

Dividir a área em quatro quadrantes, no primeiro quadrante, amostre um ponto no terreno situado a 35% do raio de ação do equipamento a partir do ponto central do pivô, no segundo quadrante a 61%, no terceiro quadrante a 79% e no quarto quadrante a 93%. Evite tirar amostras de solo no primeiro vão entre torres e em áreas abrangidaspelo canhão final.

CONSIDERAÇÕES SOBRE A AMOSTRAGEM NO CAMPO

A profundidade de amostragem deverá ser compatível com a profundidade efetiva do sistema radicular explorada pelas culturas. A profundidade do sistema radicular poderá ser analisada através de aberturas de trincheiras na área (evitar a utilização de tabelas com profundidade radicular das culturas).
Em cada ponto de amostragem do terreno, deveremos amostrar no mínimo duas profundidades, por exemplo: Considere uma cultura com sistema radicular com 60cm de profundidade, a amostragem será realizada em duas camadas 0-30cm, e 30-60cm, coletando as amostras nas profundidades de 15cm e 45cm respectivamente. A coleta de amostras poderá ser efetuada dentro de trincheiras ou através de uma escavação rápida a partir da superfície do solo. (Escavadeira Manual)
Em cada camada de solo à ser amostrada, deveremos coletar dois tipos de amostras;uma indeformada (anéis de aço inóx) usando um trado tipo japonês (ver figura 1) e a outra deformada (saco plástico), esta, contendo aproximadamente duzentos gramas de solo que será utilizado para a determinação da análise granulométrica do solo.

 


 

     

Copyright © 2003-, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS (LEB)
Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-900
Tel.: (19) 3429-4217  Fax (19) 3447-8571 - chefeleb@usp.br