ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS
 


CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA

 

 

A Condutividade Hidráulica do Solo é essencial para qualquer estudo que envolva o movimento da água no solo, seja para estudar a própria dinâmica da água, seja para estudar o transporte de elementos químicos, nutrientes e defensivos agrícolas, bem como seus impactos potenciais ao ambiente. A Condutividade Hidráulica é também um dos principais parâmetro na determinação da capacidade de drenagem do solo. Ela é constante para cada tipo de solo, isto é, dependerá somente da textura e da estrutura do solo.



Método do Permeâmetro de Carga Constante
para estudo da Condutividade Hidráulica do Solo

 

Procedimento de coleta das amostras de solo para a determinação da
Condutividade Hidráulica saturada do Solo

A coleta de amostras de solo destinadas a análise de Condutividade Hidráulica Saturada do Solo, deve ser feita de forma indeformada, abrindo-se uma trincheira até a profundidade que se pretende amostrar. Com o auxilio do Martelo de Uhland coleta-se o solo.


Martelo de Uhland

 

É muito importante neste tipo de amostra preservar a estrutura original do solo, portanto, as amostras devem ser devidamente isoladas em papel alumínio e posteriormente colocadas em saco plástico, conservando assim a umidade de coleta.

Procedimento no transporte das amostras para a determinação da
Condutividade Hidráulica Saturada do Solo

As amostras devem ser acondicionadas em caixas de papelão contendo serragem, jornal ou isopor, evitando assim trepidação no transporte das mesmas.

Método para a determincação da Condutividade Hidráulica Saturada do Solo

No ensaio da Análise da condutividade Hidráulica Saturada do Solo utiliza-se o Método do Permeâmetro de Carga Constante.


 

     

Copyright © 2003-, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS (LEB)
Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-900
Tel.: (19) 3429-4217  Fax (19) 3447-8571 - chefeleb@usp.br