Projetos de Pesquisa desenvolvidos pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Vettorazzi
(atualizado em 10/06/2015)

2008 - 2012
Mudanças socioambientais no Estado de São Paulo e perspectivas para a conservação

Descrição: O Estado de São Paulo sofreu dramáticas mudanças ambientais e no uso da terra desde 1850, que permitiram uma significativa geração de riquezas, mas também levaram à destruição de boa parte dos ecossistemas originais do Estado. Como conseqüência houve uma progressiva degradação na qualidade da água e do solo, além de uma crescente contaminação da fauna por agrotóxicos. Ainda assim, são raros os casos documentados de extinção local de espécies da fauna e flora do Estado, o que evidencia possíveis processos adaptativos e também a necessidade de se inserir os agroecossistemas no contexto da conservação biológica. O presente projeto tem por objetivo avaliar, de forma multidisciplinar, os processos econômicos, sociais e culturais que causaram essas mudanças no uso e cobertura do solo observadas no Estado de São Paulo durante o século XX e avaliar como essas mudanças afetaram a capacidade dos ecossistemas de produzir serviços ambientais indispensáveis à manutenção da vida. Para atingirmos esse objetivo será desenvolvida uma série de subprojetos dentro das áreas do conhecimento que compõem o programa interdisciplinar em Ecologia Aplicada / USP Piracicaba, quais sejam: Ambiente e Sociedade , Biologia da Conservação e Ecologia de Agroecossistemas e Modelagem Ambiental . Em complemento, será desenvolvido um subprojeto de cunho interdisciplinar sobre o papel das mudanças globais no uso da terra em agroecossistemas do estado de São Paulo. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (15) / Doutorado: (13) .

Integrantes: Carlos Alberto Vettorazzi - Integrante / Hilton Thadeu Zarate do Couto - Integrante / Marcos Vinicius Folegatti - Integrante / Luiz Antonio Martinelli - Integrante / Luciano Martins Verdade - Integrante / Wesley Rodrigues Silva - Integrante / Carla Gheler Costa - Integrante / Silvia Maria G. Molina - Integrante / William Ernest Magnusson - Integrante / ANTONIO RIBEIRO DE ALMEIDA JUNIOR - Coordenador / Adalmir Leonidio - Integrante / Laura A. Martirani - Integrante / Maria Elisa Garavello - Integrante / Odaléia T. M. M. Queiroz - Integrante / Paulo Eduardo M. Marques - Integrante / Carlos I. Piña - Integrante / Patricia L. Morelatto - Integrante / Plinio B. de Camargo - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

 

2007 - 2010

Impacto da substituição de áreas de bovinocultura extensiva por silvicultura de eucalipto na fauna e flora da região do Alto Paranapanema, Estado de São Paulo (Projeto PPBio Angatuba)

Descrição: O presente projeto tem por objetivo o estudo da relação entre a substituição de áreas de pastagem pela silvicultura de eucalipto em áreas do Bioma Cerrado do Estado de São Paulo. Para isto, serão avaliadas a riqueza, abundância e composição específica de vertebrados (mamíferos, aves, répteis e anfíbios) e flora (fanerógamas) em áreas de Cerradão, pastagens implantadas (Brachiaria sp) e eucalipto recém implantado (idades entre 0 e 2 anos). A área proposta de estudo é a Fazenda Três Lagoas, no município de Angatuba, região Centro-Sul do estado de São Paulo. Sua área total é de 3.242 ha e inclui 541 ha de fragmentos remanescentes de Cerradão e 2.590 ha de pastagem exótica (Brachiaria sp) (Figura 1). Estes últimos deverão ser substituídos, em sua quase totalidade, por plantações de eucalipto da Ripasa S/A Celulose e Papel, entre agosto de 2006 e julho de 2007. O presente estudo deverá ser realizado entre janeiro de 2007 e dezembro de 2008. O esforço amostral proposto inclui 2.196 armadilhas/dia (camera-traps/sand-plots) para mamíferos de médio/grande porte, 5.184 armadilhas/dia (pitfall-traps) para mamíferos de pequeno porte e 2.592 horas para aves. As análises estatísticas incluirão ANOVA com medidas repetidas para a comparação entre os ambientes ao longo do tempo quanto à riqueza de espécies e abundância relativa e Escalonamento Multidimensional (MDS) e Análise de Correspondência quanto à composição específica. Os resultados obtidos poderão permitir uma adequada avaliação das reais perdas e ganhos quanto aos padrões de distribuição e abundância da fauna e flora em função da substituição de áreas de bovinocultura extensiva por silvicultura de eucalipto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Carlos Alberto Vettorazzi - Integrante / Hilton Thadeu Zarate do Couto - Integrante / Luciano Martins Verdade - Coordenador / Vânia Regina Pivello - Integrante / Wesley Rodrigues Silva - Integrante / Carla Gheler Costa - Integrante / Patricia L. Morelatto - Integrante / Paula Caroline Lopes - Integrante / Sabrina Koester-Gobbo - Integrante / Thiago Philipe de Camargo Timo - Integrante / Paula Sanches Martin - Integrante / Marina Cobra Lacorte - Integrante / Ana Paula Rodrigues Pinto - Integrante / Cristiane Honora Millan - Integrante.
Financiador(es): Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais - Auxílio financeiro.

 

2004 - 2009

Levantamento do grau de utilização e alteração físico-ecológica das várzeas das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai

Descrição: Este projeto tem por objetivos: a) Diagnosticar o grau de modificação ambiental das várzeas das bacias hidrográficas dos rios PCJ; b) Caracterizar, em linhas gerais, a bioecologia das várzeas das bacias, em termos de espécies biológicas e ambientes mais significativos para o manejo do ecossistema; c) Levantar as principais áreas de várzea dessas bacias, ordenando-as em termos de potencial biológico, vulnerabilidade ambiental, impactos atuais e potenciais; d) Caracterizar a relação custo ambiental/benefício sócio-econômico do uso; e) Através das considerações anteriores, dar subsídios ao planejamento global de uso das terras baixas da bacia; promover estratégias de convencimento de novas alternativas de utilização das áreas já em exploração sob o ponto de vista de menor impacto ao meio ambiente; orientar política de futuras ações mitigadoras da perturbação ecológica já existente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Carlos Alberto Vettorazzi - Integrante / João Carlos Teixeira Mendes - Integrante / Décio Eugênio Cruciani - Integrante / Antonio Carlos Cavalli - Integrante / Rinaldo de Oliveira Calheiros - Coordenador / Luiza Ishikawa Ferreira - Integrante / Francisco Borba Ribeiro Neto - Integrante / Flávio Bussmeyer Arruda - Integrante / Emílio Sakai - Integrante / Regina Célia de Matos Pires - Integrante / José Geraldo Aparecido Dario - Integrante.
Financiador(es): Fundo Estadual de Recursos Hídricos - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1

 

2004 - 2006

Análise integrada dos efeitos do uso da terra em fragmentos florestais da bacia do rio Corumbataí, SP

Descrição: Este projeto teve por objetivo geral avaliar, de forma integrada, os efeitos do uso da terra em fragmentos florestais na bacia do rio Corumbataí. Os métodos utilizados envolvem o sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas, para coleta e organização de informações sobre a cobertura do solo, bem como dados primários, para coleta e organização de dados do uso da terra. Os dados primários foram obtidos a partir do Levantamento Cadastral das Unidades de Produção Agropecuária - LUPA, realizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI. Para este estudo, as coberturas do solo estão relacionadas com a ocupação da superfície do solo, tais como água, floresta e plantação. O uso da terra está relacionado com os fatores socioeconômicos e tecnológicos, que podem determinar a conservação ou a degradação dos fragmentos florestais. A análise dos resultados está baseada na correlação entre uma série de variáveis que representam a variação ou não na conservação dos fragmentos florestais e os indicadores do uso da terra ocorridos no período de estudo. Os resultados encontrados demonstram existir diferenças regionais na bacia do Corumbataí em termos de: nível educacional do produtor rural, mão-de-obra utilizada nas UPAs, condição socioeconômica do produtor rural e, ainda, tecnologias utilizada nas UPAs. Análises realizadas evidenciaram que o emprego da tecnologia agropecuária nas UPAs contribui para a conservação dos fragmentos florestais na bacia do Corumbataí..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Carlos Alberto Vettorazzi - Coordenador / Edgard Marino Junior - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

 

2003 - 2005

Distribuição e abundância de vertebrados em relação à estrutura da paisagem na bacia do rio Passa-Cinco

Descrição: A conservação da biodiversidade é baseada no conhecimento de processos ecológicos naturais e antropogênicos que regulam sua distribuição e abundância. Agricultura, em seu amplo sentido - incluindo produção animal e silvicultura - ainda é uma das atividades humanas que mais afetam a ecologia das paisagens e, conseqüentemente, a distribuição e abundância da biodiversidade. Três processos básicos são geralmente ocasionados pela agricultura na ecologia das paisagens: fragmentação, poluição e introdução de espécies exóticas. Este projeto teve por objetivo investigar a estrutura da paisagem e seus padrões espaciais (composição e configuração) como informações complementares para a compreensão da distribuição e abundância de espécies, usando a bacia do rio Passa-Cinco como modelo. Para este fim, no projeto buscou-se responder às seguintes questões: A) Como a paisagem do Rio Passa-Cinco é estruturada, considerando-se a fragmentação de seus ecossistemas originais; B) Quais são os efeitos do uso da terra e da urbanização na abundância e distribuição da fauna silvestre?; e C) Há relação entre a fauna e os atributos da paisagem? .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Carlos Alberto Vettorazzi - Integrante / Hilton Thadeu Zarate do Couto - Integrante / Luciano Martins Verdade - Coordenador / Mauro Galetti Rodrigues - Integrante / José Eurico Possebon Cyrino - Integrante / Pedro Gerhard - Integrante / Marli Penteado - Integrante / Carla Gheler Costa - Integrante / Graziela Dotta - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1

 

2001 - 2002

Métodos de inventário da biodiversidade de espécies arbóreas

Descrição: Este projeto fez parte do Programa BIOTA / FAPESP. O objetivo principal deste projeto temático foi desenvolver um sistema de amostragem para caracterizar e monitorar a biodiversidade de comunidades de espécies arbóreas em três biomas do Estado de São Paulo: Floresta Ombrófila Densa, Floresta Estacional Semidecidual e Savana Florestada (Cerradão). Com este sistema é possível a comparação da biodiversidade alfa, beta e gama, dentro e entre estes diferentes ecossistemas, bem como a compreensão dos processos mantenedores dessa variabilidade e dos métodos mais adequados para a coleta da informação (amostragem), medição e monitoramento para estudos de impactos ambientais. Os resultados deste projeto podem servir de base para o levantamento florestal em nível de reserva, região ou Estado, das formações arbóreas, assim como para a avaliação ou peritagem para desapropriação de áreas com florestas nativas no Estado de São Paulo. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Carlos Alberto Vettorazzi - Integrante / Hilton Thadeu Zarate do Couto - Coordenador / Eliza Harumi Takashiba - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

 

2000 - 2002

Estimativa da dinâmica do Índice de Área Foliar em uma bacia hidrográfica por meio de técnicas de Sensoriamento Remoto

Descrição: Este projeto estudou a relação do IAF com índices de vegetação (Razão Simples, SR; Índice de Vegetação da Diferença Normalizada, NDVI; e Índice de Vegetação Ajustado para Influência do Solo, SAVI) e frações de componente puro de vegetação (FVEG), solo (FSOL) e sombra (FSOM), calculados pelo Modelo Linear de Mistura Espectral (MLME). A área de estudo foi a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Marins, em Piracicaba, SP. O IAF foi determinado mensalmente em campo, durante o ano de 2001, com o equipamento LAI-2000, para diferentes tipos de cobertuta vegetal (cana-de-açúcar, pastagem, milho, eucalipto e floresta ripária). Foram adquiridas 4 imagens do Landsat-7/ETM+ (meses de janeiro, março, agosto e novembro), que foram corrigidas para os efeitos atmosféricos pelo modelo 6S. O IAF máximo observado na bacia foi de 4,90. O IAF de cana-de-açúcar apresentou a maior variação devido ao manejo agrícola e características intrínsecas desta cultura. Foi observado que dentre os índices de vegetação e as frações de componente puro, o IAF apresentou melhor relação com o índice de vegetação NDVI, todavia não diferiu estatisticamente da relação IAF-Razão Simples. Quando analisada a relação IAF-NDVI para as quatro datas, foi verificada a sensibilidade do NDVI a variações do ângulo zenital solar e brilho do solo. O IAF explicou de 57% a 72% da variação do NDVI. Relações NDVI-IAF foram utilizadas para se gerar mapas de IAF para a bacia em estudo, tendo sido verificada uma alta correlação do IAF médio da bacia com a precipitação acumulada de três meses. Este trabalho representou o início de um estudo que procura avaliar a potencialidade de utilização de dados de sensoriamento remoto como preditores do IAF, para futuras aplicações em modelos de cálculo da evapotranspiração..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Carlos Alberto Vettorazzi - Coordenador / Alexandre Cândido Xavier - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1

 

1996 - 1998

Uso de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) na análise da distribuição do veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) no Parque Nacional das Emas, Goiás

Descrição: Este projeto objetivou o emprego de técnicas de geoprocessamento, mais especificamente sistema de informações geográficas, na análise da distribuição do veado-campeiro em áreas do Parque Nacional das Emas, em Goiás. Foi empregada a Análise Multicritérios, em ambiente SIG, na determinação de áreas mais favoráveis à ocorrência da espécie..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Carlos Alberto Vettorazzi - Coordenador / Natália Gonçalves Frutuoso - Integrante.
Financiador(es): Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

 

1993 - 1997

Sensoriamento Remoto no estudo biofísico de agroecossistemas

Descrição: Este projeto teve por finalidade principal fornecer apoio à estruturação do atual Laboratório de Geoprocessamento do Departamento de Engenharia Rural, permitindo a aquisição de equipamentos e softwares necessários ao desenvolvimento das pesquisas na área de Estudo Biofísico de Agroecossistemas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Carlos Alberto Vettorazzi - Coordenador / Athadeu Ferreira da Silva - Integrante / Rubens Angulo Filho - Integrante.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

 

1992 - 1993

Utilização da informática em estudos de simulação na Engenharia Rural

Descrição: Este projeto foi desenvolvido a partir de sub-projetos, envolvendo as quatro áreas do Departamento de Engenharia Rural. A área de Topografia e Geoprocessamento foi responsável pelo desenvolvimento dos seguintes sub-projetos: "Estudos de métodos computacionais relativos aos Modelos Digitais do Terreno apropriados para a implantação de projetos em Engenharia Rural" e "Análise morfométrica de bacias hidrográficas a partir de imagens TM/LANDSAT"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Carlos Alberto Vettorazzi - Integrante / Valdemar Antonio Demétrio - Integrante / Rubens Angulo Filho - Integrante / Alfredo Arcuri Eluf - Integrante / Luiz Antonio Balastreire - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2

 

1986 - 1987

Emprego de imagens orbitais multiespectrais TM/LANDSAT em levantamentos de solos

Descrição: Este projeto foi realizado com a finalidade principal de avaliar a potencialidade do emprego de imagens orbitais TM/LANDSAT em levantamentos pedológicos, através de critérios fisiográficos. A área de estudo localiza-se no Estado de São Paulo, entre as latitudes 22 30' S e 22 45' S, e as longitudes 47 15' W Gr. e 47 30' W Gr. Esta área inclui-se totalmente na província geomorfológica denominada Depressão Periférica, zona do Médio Tietê. Apresenta importantes núcleos urbanos, ao lado de uma intensa ocupação agrícola, principalmente com as culturas de cana-de-açúcar e citros. Apresenta grande diversificação em relação aos solos, podendo-se, no entanto, reuní-los em três grupos principais: solos com horizonte B latossólico (LR, LE e LV), solos com horizonte B textural (PV e TE) e solos litólicos (Li). Através da interpretação visual das imagens, nas bandas TM-3, TM-4 e TM-5, nas escalas 1:100.000 e 1:250.000, foi feita a estratificação do terreno em áreas homogêneas com relação aos critérios rede de drenagem e relevo, denominando-as unidades fisiográficas. Cada unidade foi caracterizada quanto aos elementos descritivos e quantitativos da drenagem e apenas descritivos do relevo. Fez-se também a caracterização pedológica de cada unidade, determinando-se o(s) solo(s) a ela associado(s). Na definição de grupos de unidades fisiográficas referentes a diferentes tipos de solo foi testada a Análise de Agrupamentos, após o que foi verificada a eficiência de cada elemento na discriminação entre os diferentes grupos. As conclusões principais foram: (1) o emprego conjugado de imagens de três bandas diferentes foi de grande utilidade na delimitação das unidades fisiográficas, para ambas as escalas estudadas; (2) os critérios rede de drenagem e relevo tiveram comprovada a sua eficiência na interpretação visual de imagens; e (3) a utilização da Análise de Agrupamentos possibilitou a formação de grupos de unidades fisiográficas, relacionados a solos semelhantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Carlos Alberto Vettorazzi - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de extensão


 

1999 - 2002

Conservação dos recursos hídricos e da cobertura florestal na bacia do rio Corumbataí

Descrição: Este projeto objetivou a elaboração de um plano diretor para a bacia do rio Corumbataí, tendo em vista que este é atualmente a única fonte de abastecimento público de água potável para Piracicaba. O plano diretor abordou fundamentalmente a questão da relação entre quantidade e qualidade dos recursos hídricos e cobertura florestal. Por meio de análise multicritérios, em ambiente SIG, mapearam-se as áreas prioritárias para restauração florestal na bacia, visando à conservação dos recursos hídricos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Carlos Alberto Vettorazzi - Coordenador / Roberta de Oliveira Averna Valente - Integrante / Virgilio Maurício Viana - Integrante / João Carlos Teixeira Mendes - Integrante / Marcelo José Zotelli - Integrante / Daniel José Ferraz - Integrante / Luciana Yajima Peres - Integrante / Walter de Paula Lima - Integrante / Maria José Brito Zakia - Integrante / Marisa Sayuri Horita - Integrante.
Financiador(es): Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba - Outra.
Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 4

 

1999 - 2000

Levantamento do estoque de palmiteiro (Euterpe edulis) na região do Vale do Ribeira

Descrição: Este projeto objetivou o levantamento espacial e quantificação do estoque de palmiteiro na região do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo, empregando técnicas de inventário florestal a campo e de análise multicritérios em ambiente SIG..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Carlos Alberto Vettorazzi - Integrante / Hilton Thadeu Zarate do Couto - Integrante / João Luis Ferreira Batista - Coordenador / Flaviana Maluf de Souza - Integrante.
Financiador(es): Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais - Outra.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de desenvolvimento


1997 - 1998

Desenvolvimento de sistema de videografia aérea no monitoramento e controle de formigas cortadeiras em florestas

Descrição: Este projeto teve por objetivo o desenvolvimento de um sistema de videografia aérea, para ser empregado no monitoramento e controle de formigas cortadeiras em florestas, visando à integração e viabilização do equipamento em outras operações de proteção florestal.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Carlos Alberto Vettorazzi - Integrante / Hilton Thadeu Zarate do Couto - Integrante / Alberto Jorge Laranjeiro - Integrante / Rubens Mazzilli Louzada - Integrante / Luiz Carlos Estraviz Rodriguez - Coordenador.
Financiador(es): Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais - Outra.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1


Outros Projetos


1996 - 1997
Ampliação e modernização dos recursos de informática da ESALQ - Sistemas de Informações Geográficas

Descrição: Este projeto fez parte do Projeto Infraestrutura da FAPESP, Fase II, Módulo II, objetivando a ampliação e a modernização dos recursos de informática em laboratórios do Departamento de Engenharia, para o trabalho com sistemas de informações geográficas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Carlos Alberto Vettorazzi - Integrante / Klaus Reichardt - Coordenador / Luiz Antonio Balastreire - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 3

 

1991 - 1992

Estudo de viabilidade técnico-econômica da atividade madeireira para a área da Denpasa, no município de Acará, Pará

Descrição: O presente projeto, de prestação de serviços, objetivou zonear uma propriedade agrícola no município de Acará, Pará, com relação à exploração madeireira, e estudar a sua viabilidade técnico-econômica da atividade..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Carlos Alberto Vettorazzi - Coordenador / Hilton Thadeu Zarate do Couto - Integrante.
Financiador(es): Dendê do Pará S A - Outra.
Número de produções C, T & A: 1

 

1990 - 1991

Zoneamento agroecológico e estudos técnico-econômicos da atividade silvopastoril

Descrição: O presente projeto, de prestação de serviços, objetivou zonear uma propriedade agrícola na Região da Pré-Amazônia Maranhense, com relação à exploração madeireira e pecuária de corte..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Carlos Alberto Vettorazzi - Coordenador / Hilton Thadeu Zarate do Couto - Integrante.
Financiador(es): Schain Cury Engenharia e Comércio Ltda - Outra.
Número de produções C, T & A: 5