Projetos de Pesquisa desenvolvidos pelo Prof. Dr. Felipe Gustavo Pilau
(atualizado em 10/06/2015)

 

2015 - Atual

CONSORCIAÇÃO DE OLEAGINOSAS COM CANA-DE-AÇÚCAR: DESEMPENHO AGRONÔMICO E BASES PARA SIMULAÇÃO

Descrição: Com foco no aumento da demanda mundial por biocombustíveis e na conjuntura atual do setor canavieiro, o delineamento de um sistema de produção alternativo com foco conservacionista e ganho competitivo quanto a demanda crescente por alimentos parece ser do interesse do agronegócio paulista. O projeto almeja avaliar crescimento, desenvolvimento, adaptabilidade e produção da canola e do crambe nas condições de São Paulo, e programar o estabelecimento de um sistema de produção consorciado dessas espécies com a cana-de-açúcar. Para tal fim serão instaladas unidades experimentais das oleaginosas e da cana-de-açúcar em cultivos solteiros, assim como áreas com os consórcios cana-de-açúcar + crambe e cana-de-açúcar + canola. Adicionalmente, medições caracterizarão as condições atmosféricas e de solo em cada sistema de produção. A partir dos resultados espera-se gerar novas propostas produtivas, que possam ocupar as áreas de reforma de canavial ou impróprias à cana-de-açúcar devido à mecanização da colheita, além de agregar produção de grãos oleaginosos nas próprias áreas canavieiras. Nesse sistema, o ciclo das culturas anuais acontecerá durante a rebrota e crescimento inicial das soqueiras, sem prejuízo posterior à cana. Os resultados serão ainda aplicados para estudos em modelagem de crescimento e desenvolvimento da cultura da canola, crambe e cana-de-açúcar em cultivos consorciados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Felipe Gustavo Pilau - Coordenador / Fabio Ricardo MARIN - Integrante / Luiz Roberto Angelocci - Integrante / Marcos Vinícius Folegatti - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

 

2014 - Atual

Aprimorando a irrigação na cana-de-açúcar brasileira: recomendações de manejo para a conjuntura atual e para cenários futuros de mudanças climáticas e tecnológicas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fabio Ricardo Marin em 12/08/2014.

Descrição: A cultura da cana-de-açúcar possibilitou ao Brasil figurar no cenário mundial como modelo de geração e utilização de energia renovável. Na última década, a crescente demanda por açúcar e etanol viabilizou a expansão da cultura principalmente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, e no oeste do Estado de São Paulo, onde a irrigação é fundamental para o estabelecimento e manutenção da cultura. Na região nordeste, o uso da irrigação vem de longa data, e tem se expandido ao longo da última década com a implantação de novos canaviais em zonas de cerrado, semiárido e nos tabuleiros costeiros. Em todo mundo, a agricultura irrigada é cada vez mais pressionada pela limitação dos recursos hídricos e a demanda crescente pelo uso dos mananciais. No caso da cana-de-açúcar, esta pressão é acentuada pela escala espacial dos empreendimentos, pela necessidade de uso intensivo do recurso e pela possivel competição com outras culturas de apelo regional. O aprimoramento do manejo da irrigação, racionalizando o uso da água sem comprometimente da produtividade é, portanto, uma necessidade premente. Nesse sentido, uma questão importante para o setor sucroenergético é conhecer a melhor opção de manejo da irrigação diante da conjutura atual do setor e projetar cenários futuros levando em conta as tendências de mudança do clima e do padrão tecnológico de produção na usinas. Uma das mudanças tecnológicas mais acentuadas na última década esta associada ao manejo da palhada, que pode modificar a microbiologia do solo, a fenologia da cultura quando a emergência e brotação, bem como afetar os ciclos do carbono, do nitrogênio e da água nos canaviais...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Felipe Gustavo Pilau - Integrante / Fabio Ricardo MARIN - Coordenador / Angelocci, Luiz R. - Integrante / Marcos Vinícius Folegatti - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

2014 - Atual

ADAPTABILIDADE E RELAÇÕES MICROMETEOROLÓGICAS DA CULTURA OLEAGINOSA DO CRAMBE (Crambe abyssinica Hochst.) CULTIVADO EM REGIÃO DE CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE NO BRASIL SE.

Descrição: O petróleo, fonte de energia finita e poluidora, é a base da matriz energética mundial. Seu emprego em larga escala, ao mesmo tempo em que propiciou o desenvolvimento das forças produtivas em diversas economias, gerou uma dependência que pode ser reconhecida nas diversas etapas das mais diferentes cadeias produtivas e setores que compõe o desenvolvimento. Estudos apontam para o ocaso da era do petróleo . Este cenário impele à humanidade em construir uma nova forma de aportar energia. A biomassa, fonte renovável de energia apresenta condições para ser uma das grandes alternativas para a humanidade. Seu emprego pode vir a possibilitar o desenvolvimento de forma mais equitativa, oportunizando a geração de renda e empregos, impulsionando a produção de alimentos, a redução da degradação dos solos e assoreamento dos rios através do desenvolvimento de tecnologias de produção de base conservacionista, como contribuir para diminuir o risco de câmbio climático, pela diminuição da emissão de CO2 na atmosfera e diversificar a matriz energética nacional garantindo a sustentabilidade da produção e circulação de mercadorias. Conjugando-se a necessidade de gerar energias limpas e renováveis e a escassez de alternativas produtivas de inverno, principalmente com boa adaptação a pouca chuva, tal como descrito pela climatologia para o centro do país, justifica-se delinear um projeto que busque na cultura do crambe uma nova proposta de produção agrícola, cujo principal objetivo é a produção do óleo extraído dos grãos, impróprio ao consumo humano, mas que agrega em qualidade e facilidades à cadeia produtiva do biodiesel, com emprego também nas indústrias têxtil, aço e transporte. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Felipe Gustavo Pilau - Coordenador / L R ANGELOCCI - Integrante / Fabio Ricardo MARIN - Integrante.

 

2013 - Atual

A RELAÇÃO ECONÔMICA ENTRE CLIMA E PRODUTIVIDADE: O CASO DA SOJA NO RIO GRANDE DO SUL

Descrição: A proposta de trabalho busca avaliar o desempenho econômico, por meio da relação com a deficiência hídrica, na cultura da soja em diferentes municípios do Rio Grande do Sul, a partir da produtividade média registrada pelos municípios no período entre 1983 a 2013. Para tal fim, o estudo será dividido em duas etapas. Inicialmente, serão realizados cálculos de balanço hídrico climatológico para cada município analisado, ao longo dos meses que compreendem a safra de soja em cada ano, por meio da utilização de dados meteorológicos. Nesta etapa, serão captados os dados de produtividade da soja (kg/ha) de cada município para o respectivo ano e, após a obtenção dos resultados do balanço hídrico, serão relacionados os valores de produtividade e deficiência hídrica acumulada em cada município, para cada safra. Na segunda etapa, serão desenvolvidos desdobramentos que buscarão analisar o desempenho econômico de cada município, visando elencar fatores que destacam as diferentes consequências do déficit hídrico na soja para diferentes municípios do RS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Felipe Gustavo Pilau - Coordenador / leandro marques charão - Integrante / Leonardo Xavier - Integrante.

 

2009 - 2012

SCAF - Simulação de Cenários Agrícolas Futuros a partir de projeções de mudanças climáticas regionalizadas

Descrição: Na condição atual das pesquisas, já se avançou bastante na modelagem climática global, definindo-se níveis de incerteza para as projeções e melhorando-se a resolução dos resultados dos modelos, permitindo uma melhor diferenciação regional. Porém, a avaliação dos impactos desses cenários sobre a agricultura e a definição, a partir deles, de novos cenários agrícolas avançou pouco. Conseqüentemente, pouco se pôde propor em termos de medidas de mitigação e de adaptação. Assim, o interesse nessa proposta é avaliar e quantificar os impactos provocados pelas mudanças climáticas globais sobre as principais culturas econômicas do Brasil. Para tanto, como um refinamento ou "downscaling" dos cenários climáticos globais divulgados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), projeções ou cenários regionalizados comporão o banco de dados de entrada para todos os modelos de todos os Projetos Componentes (PC) propostos. A partir desses cenários regionalizados é que se definirão os cenários agrícolas futuros com base em modelos matemáticos utilizados em simuladores eficientes, desenvolvidos especificamente de acordo com as necessidades computacionais desta proposta. Como impactos deste projeto e de outras propostas e ações que se enquadrem à recente proposta de plataforma institucional em mudanças climáticas, prevê-se a melhoria da prontidão do país para responder às alterações climáticas em seus diferentes cenários, reduzindo a vulnerabilidade do setor agrícola. Eles devem também servir de subsídio para a definição de políticas públicas que estimulem e financiem a adoção de medidas de mitigação e, principalmente, adaptação das culturas e sistemas de manejo aos novos cenários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Felipe Gustavo Pilau - Integrante / Fabio Ricardo MARIN - Integrante / Eduardo Delgado Assad - Integrante / Hilton Silveira Pinto - Integrante / JurandirZullo Júnior - Integrante / Jorge Tonietto - Integrante / leonor lopes assad - Integrante / Fernando Macena - Integrante / Ana Maria Heuminski de Avila - Integrante / Giampaolo Queiroz Pellegrino - Coordenador.
Financiador(es): EMBRAPA - Auxílio financeiro.

 

2009 - 2011

Adaptação climática e potencial produtivo do Crambe (Crambe abyssinica Hochst.), como cultura oleaginosa de inverno destinada a produção de biodiesel, no norte do Rio Grande do Sul.

Descrição: A cultura do crambe (Crambe abyssinica Hochst.) surge como planta com grande potencial para a produção de matéria-prima para Biodiesel, energia limpa e renovável que em substituição aos combustíveis fósseis, ajuda na contensão do aquecimento global. Por ser uma cultura mecanizada, capaz de ser produzida em grande escala, a cultura surge como alternativa para um dos maiores problemas que a produção nacional de Biodiesel vem enfrentando, que é a falta temporal de matéria-prima, principalmente no período de inverno. É uma cultura oleaginosa capaz de tolerar temperaturas de até -6,0ºC por algumas horas sem danos significantes. O percentual total de óleo dos grãos está entre os 26% e 38%, possuindo de 50 a 60% de ácido erúcico, uma longa cadeia de ácidos graxos usados na produção de filmes plásticos, nylon, adesivos e isolamento térmico. Frente ao incentivo despendido por empresas ao cultivo do Crambe no Brasil, como uma cultura oleaginosa de inverno para se produzir Biodiesel, o objetivo geral deste projeto é o estudo do potencial produtivo da cultura do Crambe em diferentes épocas de semeadura no norte do Rio Grande do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Felipe Gustavo Pilau - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

2009 - 2010

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PRODUTIVO DE CULTIVARES DE CANOLA COMO CULTURA ALTERNATIVA DE INVERNO NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

Descrição: O trabalho tem o objetivo de avaliar o desempenho de doze cultivares de canola, no município de Frederico Westphalen, região norte do estado do Rio Grande do Sul, cultura alternativa para a estação fria, ganhando destaque principalmente pela possibilidade de produção de óleo destinado a produção de biodiesel. Os tratamentos serão compostos por doze cultivares - Hyola 61, Hyola 401, Hyola 433, Hyola 432, Hyola 411, H4815, K9209, I4403, Hyola 76, K911, Q 6501 e Q 6503, semeadas em uma época de semeadura, seguindo recomendações do Zoneamento Agroclimático para a Canola no Rio Grande do Sul. O delineamento experimental será o de blocos completamente casualizados, com quatro repetições. Os caracteres avaliados serão a produtividade, rendimento de óleo, desenvolvimento, verificar a data de emergência, estande inicial de plantas, início da floração, fim da floração, estatura de plantas, acamamento, data de maturação, ocorrência de doenças, ocorrência de pragas e quantificação da interferência das variáveis climáticas no crescimento. Com os resultados fenológicos e produtivos será possível inferir sobre o potencial produtivo da cultura e cultivares testadas, fortalecendo os resultados da rede estadual de pesquisa com canola no Rio Grande do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Felipe Gustavo Pilau - Coordenador / E Z RIGHI - Integrante / velci queiroz de souza - Integrante / Gilberto Tomm - Integrante.

 

2006 - 2008

Zoneamento de Riscos Climáticos: abordagem para agricultura familiar, bioenergia e pastagens

Descrição: As resoluções 2403 de 25 de junho de 1997 e 2427 de 1o de outubro de 1997, do Banco Central do Brasil, foram as primeiras a dispor sobre a obrigatoriedade do zoneamento agrícola em todo território nacional para acesso ao crédito e seguro rural com tarifas diferenciadas para os produtores de arroz, feijão, milho, trigo, soja, algodão e maçã. Atualmente, há mais de 20 resoluções tratando deste tema. A vinculação da concessão de crédito de custeio e de seguro às informações fornecidas pelo Zoneamento de Riscos Climáticos foi responsável pela redução nas solicitações de cobertura por eventos meteorológicos sinistrantes, inibição das solicitações fraudulentas e redução de custos da ordem de 150 milhões anuais como conseqüência da racionalização e do controle sobre a concessão de crédito e seguro. Atualmente, apresenta-se a necessidade de se ampliar as opções de culturas e sistemas de produção contempladas pelo zoneamento agrícola para atender outros seguimentos do setor agropecuários brasileiro, com ênfase para os produtores de base familiar, pecuaristas e a produção de bioenergia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Felipe Gustavo Pilau - Integrante / Eduardo Delgado Assad - Integrante / Fábio Ricardo Marin - Coordenador / Silvio Roberto Evangelista - Integrante / Hilton Silveira Pinto - Integrante / JurandirZullo Júnior - Integrante / Mauricio Antonio Coelho Filho - Integrante / Aderson Soares de Andrade Júnior - Integrante / Fernando Macena - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro / Ministério do Desenvolvimento Agrário - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2005 - 2007
Projeto Geosafras

Descrição: O projeto Geosafras, coordenado pela CONAB, convênio PNUD BRA/03/034, prevê o aperfeiçoamento do Sistema de Previsão de Safras no Brasil, que permitirá melhorar a gestão de estoques e de escoamento da produção agrícola, por meio de informações relativas ao volume, época e localização do que está sendo produzido. Essas informações, integradas a outras relacionadas a armazéns, agroindústria, centros consumidores, portos, vias de escoamento e pólos de demanda de programas sociais alimentares constituirão o Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio da CONAB. O objetivo do projeto é aperfeiçoar metodologicamente o Sistema de Previsão de Safras no Brasil, de forma a reduzir a subjetividade do processo de previsão, tornando-o mais preciso e expedito, tanto no que se refere à estimativa da área plantada como à produtividade de cada tipo de cultura...
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Felipe Gustavo Pilau - Integrante / Eduardo Delgado Assad - Integrante / Fábio Ricardo Marin - Integrante / Silvio Roberto Evangelista - Integrante / Hilton Silveira Pinto - Integrante / JurandirZullo Júnior - Integrante / Airton Camargo - Coordenador.
Financiador(es): Companhia Nacional de Abastecimento - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2