Projetos de Pesquisa desenvolvidos pela Profa. Dra. Patricia Angelica Alves Marques
(atualizado em 10/06/2015)

2014 - Atual
Evapotranspiração e coeficiente de cultivo da cultura do pinhão-manso a partir do terceiro ano de cultivo associada a diferentes tipos de poda

Descrição: Determinação da Evapotranspiração e coeficiente de cultivo da cultura do pinhão-manso a partir do terceiro ano de cultivo associada a diferentes tipos de poda.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Patricia Angélica Alves Marques - Integrante / Marcos Vinìcius Folegatti - Coordenador / Adriano Valentim Diotto - Integrante / Bruno Patias Lena - Integrante / Cícero Renê Ameida Barboza Júnior - Integrante / Irineu Pedro de Sousa Andrade - Integrante / João Paulo Francisco - Integrante / Thais Maria Ferreira de Souza Vieira - Integrante.
Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

 

2013 - Atual

Determinação do coeficiente de cultura (Kc) de plantas forrageiras tropicais em cultivo solteiro e em condições de sobressemeadura com forrageiras de clima temperado

Descrição: Para contribuir com o conhecimento sobre o consumo hídrico de espécies forrageiras tropicais e temperadas, bem como sua sucessão em manejo correto da irrigação, este trabalho visa determinar a evapotranspiração de espécies forrageiras tropicais em cultivo solteiro e em sobressemeadura, e sua relação com a evapotranspiração de referência. Será estudado o consumo hídrico das forrageiras Panicum maximum cv. Mombaça, e Cynodon spp. cv. Tifton 85 em cultivo solteiro, e o consumo destas em sobressemeadura com aveia (Avena strigosa Scherb) e azevém (Lolium multiflorum Lam.). A evapotranspiração das forrageiras será obtida por meio de lisímetros de pesagem. A evapotranspiração de referência será obtida pelo método de Penman-Monteith, com medição em estação meteorológica automática situada em área próxima à área experimental. A partir dos valores encontrados será obtida a relação entre a evapotranspiração da cultura e a evapotranspiração de referência, visando determinar os coeficientes de cultura das forrageiras nos sistemas de cultivo estudados. O coeficiente de cultura será relacionado ao desenvolvimento das plantas, expresso principalmente pelo índice de área foliar ao longo dos ciclos de rebrota, de acordo com o número de dias após o corte (período de descanso). Além disso, será estudada a relação entre o coeficiente de cultura e variáveis que consideram a energia do meio, como o acúmulo de graus-dia (GD) e as unidades fototérmicas (UF)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Patricia Angélica Alves Marques - Integrante / Fernando Campos Mendonça - Coordenador / José Ricardo Macedo Pezzopane - Integrante / Marco Antonio Correa Matos do Amaral - Integrante / Patricia Menezes Santos - Integrante.
Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

 

2012 - Atual

Rugosidade superficial interna de diferentes tubos para irrigação

Descrição: Estudos e pesquisas sobre escoamento de fluidos em condutos forçados são de grande relevância em diversos segmentos da engenharia moderna. No caso de tubos, irregularidades na parede interna são decorrentes do processo de fabricação, representando a textura primária da superfície interna, também chamada de rugosidade. A rugosidade dá origem ao atrito entre o fluxo e a parede do tubo, gerando a perda de carga, que afeta diretamente o custo total e o balanço hidráulico dos sistemas de irrigação. Trabalhos com simulações de rugosidade equivalente de tubos foram realizados no passado, servindo de suporte para ensaios laboratoriais posteriores, porém existem divergências entre os valores obtidos nestas pesquisas. Tecnologias de varredura de superfície tem sido utilizadas para determinação da rugosidade real de peças, principalmente na indústria mecânica, dispondo para tal de medidores de perfil, também chamados de rugosímetros. Esta proposta de pesquisa visa avaliar a rugosidade de tubos plásticos utilizados em irrigação, tendo em vista a influência das asperezas internas do tubo no dimensionamento dos sistemas. Para tal, será utilizado um rugosímetro de bancada para avaliação dos parâmetros de rugosidade Ra, Rq, Ry (DIN), Rz e Ry (JIS, ISO), em tubos de diferentes materiais e diâmetros. Além disso, será realizada busca de valores de referência atualmente utilizados para rugosidade e realização de ensaio de perda de carga para determinação do fator de atrito e da rugosidade matematicamente por meio de fórmulas teóricas, com posterior comparação de médias dos dados obtidos e análise de regressão. Espera-se com isto, obter valores confiáveis para a tomada de decisão por ocasião do dimensionamento de redes hidráulicas, corroborando ou não, as referências existentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Patricia Angélica Alves Marques - Coordenador / José Antônio Frizzone - Integrante / HERMES SOARES DA ROCHA - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

 

2011 - Atual

Manejo da irrigação do manjericão (Ocimum basilicum L.)

Descrição: Estudo do efeito de lâminas de irrigação e doses de adubação via fertirrigação em manjericão.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Patricia Angélica Alves Marques - Coordenador / Jefferson Vieira José - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

 

2011 - Atual

Manejo da irrigação em estévia

Descrição: Estudo do efeito de lâminas de irrigação e níveis de fertirrigação em estévia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Patricia Angélica Alves Marques - Coordenador / Daniel Soares Alves - Integrante.

 

2010 - 2012

Manejo da irrigação e adubação da camomila

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Patricia Angélica Alves Marques - Coordenador / Catariny Cabral Aleman - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

 

2010 - Atual

Efeito do uso de polímeros condiciondores de solo na produção agrícola

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Patricia Angélica Alves Marques - Coordenador / Luis Carlos Rocha Júnior - Integrante / Fernando Campos Mendonça - Integrante / Marques, Tadeu A. - Integrante / Catariny Cabral Aleman - Integrante / Erick M Rampazo - Integrante / HERMES SOARES DA ROCHA - Integrante / Jefferson Vieira José - Integrante / José Antonio Frizzone - Integrante / Amarilís Thieme Shiroma - Integrante / Marcos Antonio Correa Mattos do Amaral - Integrante.

Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

 

2009 - Atual

Manejo da irrigação da Calendula Officinalis L.

Descrição: A Calendula officinalis L. é uma planta medicinal que apresenta elevada importância fitoterápica, sendo utilizada em indústrias farmacêuticas e cosméticas. A irrigação favorece o fornecimento de água proporcionando a manutenção do metabolismo, crescimento e desenvolvimento das plantas, principalmente quando empregada na época de desenvolvimento de maior exigência. O objetivo desta pesquisa será avaliar o comportamento fisiológico e bioquímico da Calendula officinalis L. submetida a diferentes tensões de água no solo. A pesquisa será realizada em ambiente protegido da área experimental do Departamento de Biossistemas das ESALQ/USP, em Piracicaba-SP. O delineamento experimental será em blocos inteiramente casualizados. Os tratamentos serão seis tensões de água no solo, aplicadas em três fases de desenvolvimento (Fase vegetativa, Floração e Ciclo total). Totalizarão 18 tratamentos com quatro repetições cada. Os parâmetros avaliados serão altura das plantas no início e final da aplicação dos tratamentos; massa fresca e seca de parte aérea e capítulos florais, produção de capítulos florais, extração de flavonoides, extração de óleo essencial e extração de carotenóides totais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Patricia Angélica Alves Marques - Coordenador / Catariny Cabral Aleman - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2

 

2007 - 2010

Efeito do uso de polímeros condiciondores de solo na produção agrícola

Descrição: Efeito do uso de HidroplanEB na retenção de agua no solo e na produção da cana-de-açúcar , pepino, maracuja e pimentão.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Patricia Angélica Alves Marques - Coordenador / Tadeu Alcides Marques - Integrante / Lívia Pimentel do Prado Silva - Integrante / Antonio Samorano Subires Júnior - Integrante / Rhona Ortenzi Bastos - Integrante / Marcos Paulo Casavechia - Integrante / Marcos Antônio de Melo Cripa - Integrante / Eduardo Henrique Martinez - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Universidade do Oeste Paulista - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 6

 

2006 - 2010

Manejo da irrigação do manjericão (Ocimum basilicum L.)

Descrição: O objetivo deste trabalho é analisar o efeito no crescimento do manjericão, em duas colheitas, pela variação da lâmina de irrigação. Este trabalho será realizado no horto de Plantas Medicinais do Campus II da UNOESTE, em Presidente Prudente - SP. O experimento será instalado em um delineamento experimental inteiramente casualizado, constando de 5 tratamentos baseados em frações de evaporação do Tanque Classe A (ECA) sendo: T1 estresse hídrico, T2 125% ECA, T3 100% ECA, T4 75% ECA e T5 50% ECA, com 5 repetições. Serão realizadas duas colheitas aos 90 dias após o plantio e aos 150 dias após o plantio, as plantas serão coletadas e medidos a matéria fresca e seca das folhas, bem como o teor de óleo essencial. Serão calculados a eficiência do uso da água, receita liquida e rendimento do óleo. Após este procedimento os resultados serão avaliados estatisticamente pelo Teste de Scott-Knott a 5% de significância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Patricia Angélica Alves Marques - Coordenador / Pedro Veridiano Baldotto - Integrante / Ana Claudia Pacheco Santos - Integrante / Ricardo Bezerra de Oliveira - Integrante / Bruno Henrique Marega Rigolin - Integrante / Paulo Roberto Pravuschi - Integrante / Vagner Camarini Alves - Integrante / Saile Dayane Farias - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Universidade do Oeste Paulista - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3

 

2005 - 2010

Manejo da irrigação em orégano (Origanum vulgare L.)

Descrição: O orégano (Origanum vulgare L.), é uma planta de pequeno porte da família Lamilaceae, suas folhas são utilizadas como condimento, porém vêm sendo pesquisados diversos usos para o orégano tais como: efeito inseticida, promotor do crescimento de animais e efeito antioxidante. São poucas as informações disponíveis do ponto de vista agronômico que evidenciem o comportamento das plantas medicinais, aromáticas e condimentares quando submetidas às técnicas de produção agrícola, principalmente em relação ao efeito do estresse hídrico. O objetivo deste trabalho é analisar o efeito de quatro lâminas de irrigação baseadas na evaporação do tanque Classe A comparadas ao estresse hídrico. O experimento será instalado na Escola Técnica Estadual Profº Dr. Antônio Eufrásio de Toledo, em Presidente Prudente - SP, implantado em uma área de 70 m . As mudas de orégano (Origanum vulgaris) serão obtidas por estacas plantadas em bandejas de polipropileno de 120 células mantidas em viveiro por 20 dias. Após este período as mudas serão transplantadas para canteiro O experimento será instalado em um delineamento experimental inteiramente casualizado, constando de 5 tratamentos baseados em frações de evaporação do Tanque Classe A (ECA) sendo: T1 - estresse hídrico, T2 - 100% ECA, T3 - 75% ECA, T4 - 50% ECA e T5 - 25% ECA, com 5 repetições. As irrigações serão diárias durante um período de 90 dias após transplantio. Ao final destes 90 dias as plantas serão colhidas e medidas a altura, comprimento de raiz, área foliar, matéria fresca total, das folhas e das raízes e rendimento do óleo. As plantas serão levadas para laboratório, colocadas em estufa com circulação de ar até atingir peso constante, sendo em seguida pesadas em balança analítica para obtenção da matéria seca das folhas e das raízes. Após este procedimento os resultados serão avaliados estatisticamente pelo Teste de Tukey ao nível de 5% de significância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Patricia Angélica Alves Marques - Coordenador / Pedro Veridiano Baldotto - Integrante / Ana Claudia Pacheco Santos - Integrante / Ricardo Bezerra de Oliveira - Integrante / Bruno Henrique Marega Rigolin - Integrante / Lineu Bernardi Filho - Integrante / Rita de Cássia Lima Mazzuchelli - Integrante.
Financiador(es): Universidade do Oeste Paulista - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 3

 

2005 - 2010

Manejo da irrigação da calendula officinalis L

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Patricia Angélica Alves Marques - Coordenador / Ana Cláudia Pacheco Santos - Integrante / Daniela Perez Guerrero Bortolo - Integrante / Daniela Madeira Mendonça - Integrante / Fernando Dourado Calado - Integrante / Pedro Veridiano Baldotto - Integrante / Catariny Cabral Aleman - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Universidade do Oeste Paulista - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 3

 

2000 - 2010

Recipientes para produção de mudas

Descrição: O objetivo deste projeto é avaliar o desenvolvimento de mudas em diferentes tipos e tamanho de células das bandejas. Como também em diferentes tipos de bandejas (isopor e plástico). Os diferentes tipos de bnadejas apresentam variação na capacidade de armazenamento de água e na disponibilidade de substrato para as mudas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Patricia Angélica Alves Marques - Coordenador / Luiz Felipe Ewerling - Integrante / José Eduardo M Rossi Júnior - Integrante / Ana Cláudia Pacheco - Integrante / Pedro Veridiano Baldotto - Integrante / Leandro de Oliveira - Integrante.

Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 3


Projetos de desenvolvimento


2002 - 2005
Modelo Computacional para Determinação do Risco Econômico em Culturas Irrigadas

Descrição: Desenvolvimento de um modelo computacional em Delphi 7.0 para a simulação e estudo das variações econômicas na decisão de irrigar ou não..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Patricia Angélica Alves Marques - Coordenador / José Antônio Frizzone - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 19

 

1998 - 2000

Sulcos 2000: software para dimensionamento de projetos de irrigação por sulcos

Descrição: Desenvolvimento de um software para projetos de irrigação por sulcos em Delphi 3.0.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Patricia Angélica Alves Marques - Coordenador / Tarlei Arriel Botrel - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 15


Outros Projetos


2013 - Atual
Programas especiais de apoio a pesquisa - INFRA/USP: Interligando a produção agrícola a análise química final: uma visão interdisciplinar

Descrição: Ampliação e melhoramento da infraestrutura de Pesquisa INFRA/USP : Interligando a produção agrícola a análise química final: uma visão interdisciplinar 2013.1.14231.1.2.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Patricia Angélica Alves Marques - Coordenador / Simone Possedente de Lira - Integrante.
Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.