Projetos de Pesquisa desenvolvidos pelo Prof. Dr. Fernando Campos Mendonça
(atualizado em 10/06/2015)

2013 - Atual

Determinação do coeficiente de cultura (Kc) de plantas forrageiras tropicais em cultivo solteiro e em condições de sobressemeadura com forrageiras de clima temperado

Descrição: Para contribuir com o conhecimento sobre o consumo hídrico de espécies forrageiras tropicais e temperadas, bem como sua sucessão em manejo correto da irrigação, este trabalho visa determinar a evapotranspiração de espécies forrageiras tropicais em cultivo solteiro e em sobressemeadura, e sua relação com a evapotranspiração de referência. Será estudado o consumo hídrico das forrageiras Panicum maximum cv. Mombaça, e Cynodon spp. cv. Tifton 85 em cultivo solteiro, e o consumo destas em sobressemeadura com aveia (Avena strigosa Scherb) e azevém (Lolium multiflorum Lam.). A evapotranspiração das forrageiras será obtida por meio de lisímetros de pesagem. A evapotranspiração de referência será obtida pelo método de Penman-Monteith, com medição em estação meteorológica automática situada em área próxima à área experimental. A partir dos valores encontrados será obtida a relação entre a evapotranspiração da cultura e a evapotranspiração de referência, visando determinar os coeficientes de cultura das forrageiras nos sistemas de cultivo estudados. O coeficiente de cultura será relacionado ao desenvolvimento das plantas, expresso principalmente pelo índice de área foliar ao longo dos ciclos de rebrota, de acordo com o número de dias após o corte (período de descanso). Além disso, será estudada a relação entre o coeficiente de cultura e variáveis que consideram a energia do meio, como o acúmulo de graus-dia (GD) e as unidades fototérmicas (UF).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Fernando Campos Mendonca - Coordenador / Pezzopane, José Ricardo Macedo - Integrante / Santos, Patricia Menezes - Integrante / MARQUES, PATRICIA A. A. - Integrante / Marcos Antonio Correa Matos do Amaral - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

 

2010 - Atual

Demanda de irrigação de pastagens

Descrição: Este projeto tem por objetivo estimar a demanda de irrigação de pastagens, nas quais há uma ou mais espécies forrageiras cultivadas em sistemas intensivos de produção animal. Os objetivos específicos são: 1) Avaliar modelos agrometeorológicos de estimativa de demanda de irrigação de pastagens nas regiões brasileiras; 2) Estimar a demanda de irrigação de pastagens nas diversas regiões brasileiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Fernando Campos Mendonca - Coordenador / Patrícia Angélica Alves Marques - Integrante / Elenilson Sguizzato Bortolini - Integrante.
Financiador(es): Universidade de São Paulo - Programa de Bolsas IC - Bolsa.Número de orientações: 1

 

2008 - 2010

Desenvolvimento de metodologia para suporte à decisão de investimentos em tecnologias de produção de leite bovino

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fernando Campos Mendonca - Coordenador.

 

2008 - 2009

Mecanismos de tolerância ao estresse por déficit hídrico em Brachiaria brizantha

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fernando Campos Mendonca - Coordenador.

 

2006 - 2009

Zoneamento de riscos climáticos: abordagem para agricultura familiar, bioenergia e pastagens. Projeto componente 5: Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos para pastagens e sistemas integrados lavoura-pecuária

Descrição: Este projeto tem como objetivo estudar os riscos climáticos em sistemas de integração lavoura-pecuária a partir dos balanços de radiação e de água, visando complementar o zoneamento agrícola do Brasil com os consórcios de milho + brachiaria; sorgo + brachiaria; arroz + brachiaria e soja + brachiaria. Para isso, serão determinados os valores de Kc, ETr, ETm e ISNA (ETr/ETm) de forma integrada em cada consórcio acima especificado. O Projeto será desenvolvido durante os anos agrícolas de 2006/2007, 2007/2008 e 2008/2009, e abrangerá cenários climáticos diferenciados e representativos dos Campos Experimentais da Embrapa Cerrados, da Embrapa Arroz e Feijão, da Embrapa Pecuária Sudeste, da Embrapa Gado de Corte e da Embrapa Gado de Leite. A evapotranspiração máxima das culturas consorciadas, ETm - mm, será determinada a partir do balanço de água no solo ou de lisímetros de pesagem ou de drenagem quando existir na Unidade. A estimativa dos coeficientes de culturas (Kc), para os diferentes tratamentos será feita de acordo com a seguinte fórmula: Etm = Kc . Eto; onde: ETm -é evapotranspiração máxima em mm/dia; ET0 - evapotranspiração de referência (mm/dia) estimada pelo método de Penman - Monteith, a partir dos dados coletados em uma estação meteorológica instalada próxima ao experimento. Com os dados obtidos dos estudos de balanço de água e de radiação serão ajustados modelos que relacionem a variação de água no solo e a produção das culturas envolvidas no consórcio. Os métodos de estimativa de riscos climáticos para pastagens e sistemas integrados lavoura-pecuária se constituem em ferramentas para ajudar no processo de tomada de decisão pelos agricultores e dirigentes de organismos encarregados pelo desenvolvimento da política agrícola nacional. Eles servirão para indicar áreas com maior potencial para o desenvolvimento desses sistemas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Fernando Campos Mendonca - Integrante / A C C Bernardi - Integrante / P M Santos - Integrante / F A M Silva - Coordenador / A H Zimmer - Integrante / A D Didonet - Integrante / A G Assis - Integrante / A B Heinemann - Integrante / A C Cóser - Integrante / A F Guerra - Integrante / C A B Alencar - Integrante / C E Martins - Integrante / C G S Pedreira - Integrante / D S C Paciullo - Integrante / E J Scopel - Integrante / F Souza Sobrinho - Integrante / G B Martha Jr - Integrante / J A A Moreira - Integrante / L P Passos - Integrante / L P Novaes - Integrante / L C Balbino - Integrante / L G Barioni - Integrante / M C M Macedo - Integrante / M J S Corbeels - Integrante / M L Meireles - Integrante / O C Rocha - Integrante / P M Silveira - Integrante / R G O Alves - Integrante / S C Silva - Integrante / T Cobucci - Integrante.
Financiador(es): Centro Nacional de Pesquisa Tecnológica em Informática para a Agricultura - Cooperação / Embrapa Arroz e Feijão - Cooperação / Embrapa Cerrados - Cooperação / Embrapa Gado de Corte - Cooperação / Embrapa Gado de Leite - Cooperação / Embrapa Pecuária Sudeste - Cooperação / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Bolsa / Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Cooperação / Universidade Vale do Rio Doce - Cooperação.

 

2005 - 2010

Desenvolvimento tecnológico de sistemas orgânicos de produção agropecuária sustentáveis: Projeto componente 6 - Desenvolvimento de tecnologias para a produção orgânica de leite, suínos e aves

Descrição: Este projeto se propõe a gerar conhecimentos e desenvolver tecnologias para melhorar a eficiência do agronegócio dos sistemas orgânicos de produção de carne, leite e ovos, numa tentativa de apresentar alternativas para os agricultores, visando agregar valor aos seus produtos. Serão enfocadas também, metodologias para o estabelecimento da qualidade e das características diferenciadas dos produtos (carne, leite e ovos), em relação aos convencionais. Por se tratar de um projeto integrado à produção de grãos, frutas e hortaliças, produzirá informações científicas que contribuirão na melhoria dos sistemas orgânicos de produção com todos os seus componentes, levando-se em conta a harmonia entre solo - planta - animal - homem, bem como, na padronização de normas para a da produção orgânica no Brasil. Para se alcançar os objetivos propostos serão conduzidos seis planos de ação contendo atividades distribuídas em experimentos e ações de transferência de tecnologia, em produção de suínos, aves e gado de leite. Nos experimentos serão testados, os efeitos da alimentação dos animais mantidos em sistemas orgânicos, envolvendo a produção de alimentos (forragem e grãos), melhoria das pastagens (consorciações entre gramíneas e leguminosas e sistemas silvipastoris) e cruzamentos, para produção de genótipos adaptados de suínos e aves. No caso do gado leiteiro será dada ênfase aos trabalhos com o Zebu (raças leiteiras) e seus cruzamentos. Serão feitos o levantamento e a simulação das questões socioeconômicas relacionadas aos sistemas orgânicos de produção.Também será avaliado o impacto dos dejetos usados sobre a qualidade do solo e o equilíbrio nutricional de alguns produtos agrícolas. Espera-se contribuir para o agronegócio, sobre os benefícios da conversão para o sistema orgânico nas várias regiões brasileiras, levando-se em conta a particularidade dos diferentes biomas envolvidos, a complementaridade e a simbiose entre as demais atividades agrícolas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Fernando Campos Mendonca - Integrante / R T Guimarães - Coordenador / J P Guimarães - Integrante / P M Santos - Integrante.
Financiador(es): Embrapa Agrobiologia - Cooperação / Embrapa Gado de Leite - Cooperação / Embrapa Pecuária Sudeste - Cooperação / Embrapa Rondônia - Cooperação / Embrapa Suínos e Aves - Cooperação / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

 

2005 - 2007

Desenvolvimento e avaliação de métodos simplificados de manejo de irrigação de forrageiras

Descrição: A irrigação é uma técnica de intensificação da produção de forrageiras, possibilitando uma melhor exploração de seu potencial produtivo quando a água é o fator limitante. A Embrapa Pecuária Sudeste tem um projeto de transferência de tecnologia para produção intensiva de leite a pasto, com resultados muito positivos. Entre eles, cita-se: recuperação de pastagens degradadas, incremento da produção de leite por unidade de área - da média nacional de 1500 L.ha-1.ano-1 para até 50.000 L.ha-1.ano-1) e resgate da auto-estima de produtores rurais, que atingem a sustentabilidade em suas atividades produtivas. Em diversos locais onde o projeto é desenvolvido há necessidade de irrigação para que as forrageiras se aproximem do máximo potencial produtivo. Estudos realizados em São Carlos-SP mostraram que a irrigação diminui a sazonalidade da produção de forrageiras tropicais, reduzindo em mais de 50% o período em que as plantas cessam a produção vegetativa (de 155 para 65 a 70 dias). As médias de temperatura do ar nas regiões Oeste e Noroeste do Estado de São Paulo são maiores e o fotoperíodo é similar ao de São Carlos, possibilitando respostas positivas das forrageiras à irrigação. Para definir a quantidade de água e o momento adequado para irrigar é necessário adotar algum mé-todo de manejo da irrigação. Diversos métodos estão à disposição, mas alguns deles são de difícil implantação devido à variedade de dados climáticos e instrumentos para coletá-los, especialmente quando se trata de pequenas e médias propriedades rurais. Portanto, deve-se procurar fazer o manejo da irrigação com métodos simples. O objetivo deste projeto é adaptar e avaliar a utilização de três métodos simplificados de manejo de irrigação de forrageiras que possam ser facilmente implantados em propriedades rurais, comparando-os a três outros métodos conhecidos. Espera-se verificar a eficiência e a operacionalidade dos métodos avaliados, contribuindo para o uso eficiente de água na irrigação de forrageiras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Fernando Campos Mendonca - Coordenador / J B Rassini - Integrante / A C C Bernardi - Integrante / R Heinrichs - Integrante / A C Camargo - Integrante / A Stivari - Integrante / P A M Figueiredo - Integrante / Waldomiro Barioni Jr - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Assistência Técnica Integral - Cooperação / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Bolsa / Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Cooperação.

 

2004 - 2005

Consumo de água pela cultura do alface sob cultivo a céu aberto

Descrição: Este projeto tem por objetivo a determinação da lâmina ótima de irrigação para a cultura do alface (Lactuca sativa L.) em cultivo a céu aberto nas condições ambientais de Presidente Prudente-SP. O projeto vem sendo desenvolvido no setor de Horticultura da UNOESTE (Univ. do Oeste Paulista), sob delineamento experimental em blocos casualizados, com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos referem-se à lâmina d´água aplicada, conforme descrição a seguir: (i) Testemunha, reposição de 100% do consumo; (ii) reposição de 25% do consu-mo; (iii) reposição de 50% do consumo; (iv) reposição de 75% do consumo; (v) reposição de 125% do consumo; (vi) reposição de 150% do consumo. As mudas são plantadas em vasos de polietileno com diâmetro e altura de 40 cm, enterra-dos no solo até a borda e preenchidos com substrato composto por terra e esterco bovino. O armazenamento de água do substrato foi determinado por meio da pesagem de vaso, terra seca e terra úmida (capacidade de campo). O consumo de água da cultura é determinado por meio de pesagem dos vasos do tratamento-testemunha e da diferença entre o armazenamento máximo e o armazenamento atual. A reposição é feita quando o consumo atinge 30% do armazenamento máximo. Os parâmetros utilizados para avaliação do experimento são: peso de matéria fresca (verde) e seca da parte aérea, índice de área foliar e avaliação visual (notas). Os resultados permitirão estabelecer a função de produção do alface para as lâminas d´água aplicadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Fernando Campos Mendonca - Coordenador.

 

2003 - 2005

Desinfecção de esgoto sanitário tratado em sistema de lagoas de estabilização e aplicações em fertirrigação e hidroponia

Descrição: Título do projeto: Desinfecção de esgoto sanitário tratado em sistema de lagoas de estabilização e aplicações em fertirrigação e hidroponia. Local de realização: Lins - SP Projeto encabeçado pela USP e com colaboração da UNOESTE EQUIPE Professores da USP: Adolfo José Melfi, Célia Regina Montes e Roque Passos Piveli Professores da UNOESTE: Fernando Campos Mendonça Pós-doutorando: Uwe Herpin (FAPESP) Pós-graduandos da USP: Adriel Fonseca Ferreira (doutorando, bolsista FAPESP) Thomas Gloaguen (doutorando, bolsista CAPES) Roberta Alessandra Bruschi Gonçalves (doutoranda, bolsista FAPESP) Alex (mestrando, bolsista FAPESP) .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Fernando Campos Mendonca - Integrante / Roque Passos Piveli - Coordenador / Célia Regina Montes - Integrante / Adolfo José Melfi - Integrante / Adriel Ferreira da Fonseca - Integrante / Alex - Integrante / Uwe Herpin - Integrante.
Financiador(es): Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Universidade de São Paulo - Cooperação / Universidade do Oeste Paulista - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2012 - Atual
Casa do Produtor Rural: Projeto RIBAMAR - Irrigação de hortaliças na bacia hidrográfica do Ribeirão dos Marins

Descrição: O projeto Casa do Produtor Rural, da ESALQ/USP, atende produtores rurais de todo o Brasil, prestando assistência técnica sobre as mais diversas áreas relacionada à atividade agropecuária. É um modelo alternativo de orientação técnica e extensão rural, ligado diretamente à pesquisa e ao ensino, que possibilita o desenvolvimento dos produtores rurais de maneira sustentável. A Irrigação de Hortaliças é um tema muito solicitado pelos produtores atendidos pela Casa do Produtor Rural CPR, devido à importância e à obrigatoriedade de sua utilização em cultivos hortícolas. Os produtores rurais buscam informações sobre equipamentos e técnicas que possam melhorar seus sistemas de produção de hortaliças, dos quais a irrigação é parte essencial. Visando atender a crescente demanda por esse assunto, este projeto tem o objetivo de estudar as condições de uso de água e fazer o acompanhamento técnico da irrigação de hortaliças em propriedades rurais situadas na bacia hidrográfica do Ribeirão dos Marins, em Piracicaba-SP. O objetivo final é aumentar o conhecimento dos produtores rurais e dos alunos da ESALQ no que se refere ao manejo de água e aos sistemas de irrigação utilizados na horticultura, de modo a facilitar boas práticas de uso de água, agilizar o diagnóstico de possíveis problemas e propor as soluções mais adequadas a cada caso..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Fernando Campos Mendonca - Coordenador / Patrícia Angélica Alves Marques - Integrante.
Financiador(es): Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Auxílio financeiro.